sexta-feira, 29 de junho de 2012

Relatório referente ao 2º bimestre- 5º anos




5ºA- A turma continua falante e muito participativa. Quando chego em classe, pego os alunos logo após o recreio então a agitação é em massa! Com o passar da aula, todos vão se concentrando e o trabalho flui tranquilamente.
Sobre os grupos de trabalho:

Grupo Peixes (Julia F., Henrique, Luan, Letícia)- existem duas líderes, a Julia e a Letícia, que organizam o trabalho. É um grupo que apresenta muitos erros de ortografia e uma certa criatividade em seus textos.

Grupo Esporte (Silmara, Daniela, Ryan, Kaique)- estavam muito atrapalhados no início do trabalho, porém com o tempo conseguiram se organizar melhor. Tem dificuldades para mexer no computador.

Grupo Esportes (Alessandra, Sara, Julioano e Giovani)- precisei dar notas distintas para os elementos do grupo pois apenas metada trabalha e a outra metade atrapalha o que está sendo feito.

Grupo Páscoa (Lucas, Michel, Lidiana, Talita S.)- O grupo tem muita dificuldade com a escrita correta das palavras e com a concordância verbal. Todos sempre estão envolvidos nas atividades.

Grupo Futebol (Stefanie, Nayara, Igor, Djara) - são muito faltosos, dificilmente o grupo está inteiro nas aulas. Isto tem atrapalhado o desenrolar das atividades.

Grupo Esporte 123 (Renan, Julia, Gleissom, Jéssica)- todos os elementos estão super envolvidos na atividade. É um grupo rápido e competente.

Grupo Esportes Radicais (Tauana, Luis, Talita V. Richard) - São extremamente criativos e estão se dando bem (entre eles). São um pouco enrolados com o computador.

Grupo Animais Aquáticos (Simone, Kaian, Guilherme, Gabriel)- Conseguiram a proeza de deletar o blog faltando duas semanas para terminar as aulas do 1º semestre! É um grupo que articula muito bem as suas ideias.


5ºB- É uma classe bem interessada e participativa. Tem alguns líderes natos que ajudam a puxar seus respectivos grupos, porém tive problemas específicos com alguns componentes, e por esta razão, acabei atribuindo notas diferentes dentro do mesmo grupo:

Grupo Universo (Christian, Janaína, Ismael, Alan)- super entrosados e participativos. Apenas a Janaína, em algumas aulas, acaba ficando separada dos demais. Estão adiantados em relação aos demais grupos e por esta razão, já iniciei o conteúdo do próximo bimestre com eles.

Grupo Basquete (Renato, Roger, Breno H. , Paulo)- estão com muita dificuldade para realizar as atividades que proponho. A escrita do grupo é inferior se eu comparar com as demais equipes desta classe. Também não tem um bom entrosamento entre os elementos de trabalho.

Grupo Abelhas (Breno G., Frederico, Isabella, Rayssa)- o grupo tem dado conta de elaborar os textos porém falta um pouco de criatividade e os textos estão repletos de erros ortográficos. Estão entrosados.

Grupo Carro (José, Eduardo, Francisco, Alison): o grupo apresenta muita dificuldade na hora de elaborar os textos que peço. Também tem dificuldade para mexer com o computador e nunca se lembram o que devem fazer para entrar no blog.

Grupo Natureza (Graziele, Sabrina, Thais, Izaque): estão bem entrosados porém conversam demais durante as aulas e acabam se atrasando nos prazos de entrega de atividades.

Grupo Maquiagem (Márcia, Erica, Fabiana, Jaqueline): tenho um sério problema com este grupo no quesito comportamento: não prestam atenção nos comandos e nunca sabem o que devem fazer. Ainda não aprenderam a entrar no blog, embora as aulas estejam focadas nele ha mais de 1mês! A Márcia, além de tumultuar, tem estragado o trabalho do grupo- já arrancou folhas do caderno, amassou o texto para o resumo que dei. Por este motivo atribui a nota D para ela e para as demais C.

Grupo EMEF "Vinicius de Moraes" (Mikaellen, Thalia, Thaliny, Isabela)- É o grupo mais entrosado e envolvido da classe. Me procuram fora de nosso horário para pedirem dicas para as próximas postagens. São bastante criativas e os textos têm qualidade.

Grupo Sapato (Ana Beatriz, David, Edilaine, Mayke) - é um grupo muito faltoso e dificilmente estão todos presentes na minha aula. O trabalho sempre fica comprometido. A Ana Beatriz é a líder do grupo e quando falta, os demais não produzem nada. Por este motivo dei notas separadas para os elementos.

5ºC- a sala continua muito agitada porém percebo que o interesse nas aulas vem crescendo desde que iniciamos o trabalho com o blog de fato. Existem líderes naturais, para o bem e para o mal. Por esse motivo o empenho e dedicação dos grupos é bem distinto entre si.

Grupo Baleia (Keyla, Talita, Eduardo R., Kaique, Guilherme F.)- é um grupo desorganizado que ainda não aprendeu como entrar no blog, apesar de todas as orientações e aulas. O texto realizado como abertura do blog ficou simples porém bem escrito.

Grupo Mar (Gabriel, Alice A., Fabiana, Guilherme R., Pablo)- tivemos problemas com a senha do grupo pois o aluno Gabriel passou a mesma para a classe toda. Porém depois do "puxão de orelhas" parece que aprenderam a lição.

Grupo Planeta Terra (Adilane, Wellison, Joyce, Rafael, Daniel)- o grupo só briga entre si e não consegue se entender de jeito algum. Tenho que interferir todas as aulas para que eles produzam alguma coisa. Inclusive já cheguei a desligar o computador do grupo pra ver se eles se tocavam... mas o "simancol" só durou umas duas aulas, depois voltaram a brigar entre si.

Grupo Futebol (Gabriella, Kaio, Laine, Jeferson, Luiz)- de um modo geral o grupo se dá bem, com excessão de alguns dias em que metade quer fazer alguma coisa e a outra metade quer outra- e acabam brigando. O texto produzido teve coerencia, porém apresentava muitos erros ortográficos e de concordância verbal.

Grupo Planetas (Roberto, Igor, Eduardo A, Rebeca , Willian)- O Roberto domina o computador e por diversas vezes a briga começa por conta disso. As vezes eles acabam sentando um longe do outro após uma discussão e tenho que apaziguar os ânimos e organizá-los novamente.

Grupo Meio Ambiente (Andressa, Joelma, Alice B, Ryan, Julio)- O grupo tem se integrado razoavelmente bem graças a Andressa que coloca todo mundo para trabalhar, porém o aluno Ryan sempre está desinteressado das atividades e acaba tumultuando em várias situações.

5ºD- Neste bimestre consegui dar mais aulas pra turma do que no bimestre anterior porém ainda estou bem atrasada com relação aos outros 5º anos e nem começamos a trabalhar em cima da configuração dos blogs dos grupos. Por esta razão atribui, novamente, uma nota única para toda a turma.

5ºE- Continuam super interessados na aula e, se comparada com as outras classes, esta é a que consegue melhor estruturar seus textos, com poucos erros e com muita criatividade.

Grupo Planetas (Geovana, Thaynara, Nathalia, Suelle)- o grupo é super entrosado e conseguem dividir as tarefas tranquilamente na hora de desenvolver as atividades propostas por mim. Estão envolvidas no tema e estão montando um caderno com todas as informações que estão encontrando sobre o assunto.

Grupo Sistema Solar ( Hellen, Layla, Marlon, Lucas)- embora há dias que o Lucas não participe das atividades e ainda fica atormentando o grupo, eles vão se entendendo e produzindo boas escritas.

Grupo Futebol (Mateus, Gabriel, Felipe, Hudson)- o grupo é mais devagar para cumprir o prazo de entrega das atividades que proponho, porém sempre realizam muito bem o que peço.

Grupo Música (Rodrigo, Camila, Jaine, Júlia, Nayane)- o grupo começou meio desorganizado mas aos poucos foi entrando no eixo e hoje estão entrosados, participando e dando boas opiniões na aula.

Grupo Corpo (Fábio, Vinicius, Petterson, Vitor) é um grupo muito faltoso o que compromete o avanço das atividades. Porém também é um grupo mais devagar normalmente. Concluindo: estão super atrasados com relação aos demais!

Grupo Drogas (Amanda , Mateus, Breno, Jailton)- a Amanda é uma líder nata que colocou todos os outros integrantes para trabalhar. Acabaram se tornando um grupo unido e todos sempre estão trabalhando em cima das atividades propostas. É o grupo mais rápido da classe.

Grupo Natureza (Aline, Cristiane, Ketulyn, Alan)- infelizmente deu um erro no blog deste grupo e eles acabaram digitando algumas vezes o texto de boas vindas até que desse certo.








Sexta feira


Dia de organizar os relatórios, notas, diário de bordo e blogs... afinal na semana que vem serão os conselhos de classe!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Quinta feira








5ºC- Conversamos sobre a composição das notas do bimestre e fomos para o laboratório de informática. Passei o vídeo Cyberbullyng e conversamos a respeito. Chamei grupo por grupo e dei orientações individuais sobre o que eu gostaria que cada um fizesse durante esta aula.

3ºE- Passei o vídeo Cyberbullyng e conversamos a respeito. Relembramos o vídeo que passei na aula passada (O mundo de Beakman) e propus escrever sobre os dentes dos tubarões e assim fizemos e postamos no blog. Mostrei o comentário que a turma recebeu esta semana e fomos para o vídeo da aula: o tubarão branco. Após assistir, conversamos bastante sobre a fama desta espécie de tubarão.

5ºA- Conversamos sobre a composição das notas do bimestre e fomos para o laboratório de informática. Passei o vídeo Cyberbullyng e conversamos a respeito. Chamei grupo por grupo e dei orientações individuais sobre o que eu gostaria que cada um fizesse durante esta aula.


Relatório referente ao 2º bimestre - 1º anos


1º A- A turma continua bem falante e ativa. Há todo momento temos que relembrar alguns combinados como "levantar a mão para falar", "não falar junto com a professora", "esperar a sua vez para falar"... pois sempre esquecem e acabam tumultuando a aula. A professora Ana Paula sempre me ajuda nesta parte do comportamento da turma, mesmo porque ainda não decorei o nome de todas as crianças e fica difícil chamar a atenção de quem está fora dos combinados.
É uma turminha muito carinhosa.
Alguns alunos se destacam quando trabalhamos com escrita coletiva (ditado ao professor). Estes já entenderam que utilizamos uma linguagem diferente para falar e escrever e quando solicito, ditam com perfeição. Porém muitos ainda não veem diferença nesta prática e quando peço para ditar a frase para mim, apenas dizem o que querem que tenha nela.
O trabalho com o paint também foi mais complicado e foram poucas as duplas que conseguiram terminar a atividade. Isto porque a turma não conhecia este programa e muitos nunca tinham mexido em um computador, então em vez de desenharem os bichos (como solicitei) ficaram brincando com as ferramentas principalmente com a borracha. No final da aula foram poucos os desenhos que puderam ser inseridos no blog da classe.
Quando iniciamos o estudo da tartaruga de couro, houve uma identificação por parte das crianças que adoraram fazer descobertas acerca do animal. Também a curiosidade foi bem maior de quando estudamos a onça pintada (no bimestre anterior). O trabalho fluiu e as crianças ficaram atentas a todas as informações que fui trazendo ao longo das aulas. A professora Ana Paula também fez atividades extras com a turma em classe, o que complementou o nosso projeto.
Quando fizemos a nova votação, a turma escolheu o peixe- boi como o próximo animal em extinção a ser estudado, porém estão dispersos nas aulas e percebo que não estão entendendo as informações que trago.
Combinei com a professora da turma que exploraremos as lendas brasileiras em agosto e depois repensaremos as aulas sobre os animais em extinção.

1ºB- A turma é super agitada e não respeita os combinados que fizemos desde o começo das aulas. Tenho ha todo momento que parar, organizar a turma para depois conseguir continuar o trabalho. Temos que relembrar alguns combinados como "levantar a mão para falar", "não falar junto com a professora", "esperar a sua vez para falar"... pois sempre esquecem e acabam tumultuando a aula.
Embora o Matheus dê uma desestabilizada nas aulas, normalmente senta perto da professora Flávia que o controla.
Nenhum dos animais que trabalhamos até agora (arara azul, jacaré do papo amarelo e baleia jubarte) chamou muito a atenção da classe. Acredito que este novo bicho, a baleia jubarte, seja o que as crianças estão aprendendo melhor, mas mesmo assim ainda estão muito inferiores ao que eu planejava. Na penúltima aula fizemos um jogo de perguntas e respostas sobre a baleia e pude concluir que são poucos que se lembram das informações que trouxe ao longo dessas aulas. Uma pena.
O trabalho com o paint também foi  complicado e foram poucas as duplas que conseguiram terminar a atividade. Isto porque a turma não conhecia este programa e muitos nunca tinham mexido em um computador, então em vez de desenharem os bichos (como solicitei) ficaram brincando com as ferramentas principalmente com a borracha. No final da aula foram poucos os desenhos que puderam ser inseridos no blog da classe.
Preciso repensar nas aulas para o segundo semestre, pois neste formato não está dando certo.


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Quarta feira


3ºC- Assistimos o filme "Como tirar fotos legais" e conversamos a respeito. Mostrei o blog com a obra de arte que os alunos trouxeram para que postasse. Depois mostrei uma apresentação que fiz sobre Leonardo da Vinci e ao final construímos um texto coletivo para o blog.

5ºE- Deixei claro como as notas serão compostas neste bimestre e que deixarei elas, em forma de comentário, nos respectivos blogs. Assistimos o filme "Como tirar fotos legais" e conversamos a respeito. Pedi que cada grupo entrasse no seu blog e olhasse o comentário que deixei. Enquanto isso, fui chamando cada grupo pra conversar e dar os comandos do que deveriam fazer. O Grupo Planetas, Futebol e Natureza deveriam terminar de postar o texto inicial. Enquanto que os grupos Sistema Solar, Musica, Corpo deveriam trabalhar em cima do resumo. O Grupo Drogas deveria postar o resumo no blog.

1ºA- As crianças me mostraram que estavam trabalhando um texto sobre o peixe boi em sala de aula. Fomos para o laboratório, entramos no blog. Primeiro mostrei os desenhos que eles haviam feito e que eu fotografei e postei. E em segundo lugar, li os comentários que eles receberam nesta semana. Fiz o jogo das perguntas e respostas com eles e percebi que, ao contrário da tartaruga de couro, eles não estão entendendo direito o novo bicho. Ao final passei o vídeo: Anima Mundi 2009: Turma da Pororoca em o rapto do peixe boi.


Terça feira


3ºF- Fiz um o que é o que é com a apresentação que montei pra turma de bola (eu mostrava a bola e as crianças tinham que dizer o esporte). Em seguida entramos  no blog para terminar a revisão do texto do judô (que começamos na aula anterior). Depois de texto revisado e postado, passei o vídeo de quando o Thiago Camilo ganhou o ouro nos Jogos Panamericanos para ilustrar para os alunos o que era um Ippon.

1ºB- Mostrei o blog com um comentário da Viviane (Planeta Educação) e as crianças fizeram uma escrita coletiva respondendo o mesmo. Relembrei as perguntas do jogo da aula passada e desta vez a turma conseguiu responder sem maiores problemas. Passei novamente o filme que mostrava o canto da Baleia Jubarte e fizemos um texto coletivo para colocar no blog. Ao final mostrei um vídeo com a música  "Baleia cante com a gente" e as crianças quiseram ver muitas vezes, então coloquei o mesmo no blog para que todos possam ver mais vezes.

5ºB- Como na aula anterior eu já havia conversado com a turma seriamente por conta das notas, hoje expliquei como elas seriam compostas e como o grupo seria avaliado. Depois cada grupo foi trabalhar em cima do que estava me devendo (Grupo Basquete e Grupo Carro: texto de abertura do blog - Grupo Maquiagem: digitar o texto de abertura (não deram conta); Grupo Natureza,  Sapato: trabalho em cima do resumo de um texto; EMEF Vinicius de Moraes, Abelha: digitação do resumo no blog; Grupo Universo: montar um acróstico para o blog com a palavra geradora).

terça-feira, 26 de junho de 2012

Segunda feira


Sábado foi dia da nossa festa junina, então hj não teve aula no período da manhã pra colocar a escola em ordem!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Semanário


1 º ano

Laboratório de informática:
- visita aos blogs das outras turmas e escrita coletiva de comentários;
- jogo de perguntas e resposta sobre o animal estudado até agora.
- novas informações para postar no blog.


3º ano

Laboratório de informática
- a turma que ainda não assistiu um dos filmes sobre segurança na net, assistir.
3ºA- desenhar, utilizando o paint, um jogo que utilizamos bola.

3ºB- desenhar, utilizando o paint algum equipamento que necessite de energia elétrica para funcionar.

3ºC- apresentação sobre Leonardo da Vinci

3ºD- em duplas digitar o texto sobre o assunto estudado (utilizando o word). Primeiro vídeo sobre os leões.

3ºE- apresentação de vídeo sobre o tubarão branco e escrita de texto no blog.

3ºF- terminar o texto sobre judô para postar no blog e assistir a um vídeo sobre o assunto.


5º ano

Laboratório de informática
- a turma que ainda não assistiu um dos filmes sobre segurança na net, assistir.
5ºA e 5ºC- postagem do texto de boas vindas no blog.

5ºB e E:
- trabalho de resumo do texto fornecido pela professora (sobre o tema do grupo). O grupo que for terminando, montar um acróstico.

5ºD:
- trabalho com o blog


Sexta feira


Dia de colocar o planejamento, diários de bordo e blogs em ordem!!!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Quinta feira


Quarta - faltei

Quinta feira
5ºC- Passei o filme "Quem está falando" e conversamos a respeito. Eu deixei recado nos blogs e ensinei como entrar e visualizar. Seguimos a partir dai: alguns trabalharam em cima do novo texto e outros, que estão atrasados, trabalharam em cima da postagem do texto de boas vindas. 

3ºE- Passei o filme "Quem está falando" e conversamos a respeito. Passei o vídeo "O mundo de Beakman"  sobre tubarões e conversamos a respeito. Não deu tempo de postar sobre os dentes do tubarão, como eu havia planejado, então ficará para a px aula.

5ºA-Passei o filme "Quem está falando" e conversamos a respeito. Eu deixei recado nos blogs e ensinei como entrar e visualizar. Seguimos a partir dai: os grupos postaram os textos de boas vindas. Apenas o Grupo Esporte iniciou o texto sobre o assunto do grupo.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Segunda feira


Falta uma semana para a Festa Junina... a escola está correndo para que tudo fique lindo! Acabei trocando algumas turmas de horários por conta dos ensaios para a festa.

3ºA- Passei o vídeo "Com quem está falando" e conversamos a respeito. Terminei de passar a apresentação que fiz sobre a evolução da bola de futebol. Num segundo momento, a professora Vilma me ajudou, montando duplas. Cada dupla deveria deixar um recado no nosso blog. Combinei que mostrarei o blog com os recadinhos na px aula.

5ºD- por conta dos ensaios para a festa, não pude dar esta aula. Combinei de repor na quinta feira, na última aula.

3ºD-  Em sala de aula, entreguei um papel para cada criança e pedi que escrevessem o animal que gostariam de estudar e guardei os papeis. Assistimos o vídeo "Cyberbullyng"  e conversamos a respeito. Abri o blog da turma e fiz com eles a votação e eleição do novo animal estudado. Ficou decidido que a partir das px aulas veremos sobre o leão. Depois as crianças foram para o computador, tentar terminar o desenho do tubarão baleia. Combinamos de escrever usando o word na px aula tb.

3ºB- Passei o vídeo "Com quem está falando" e conversamos a respeito.  Vimos o vídeo "O mundo de Beakman sobre lâmpada e eletricidade". Entramos no blog e mostrei os recados que eles fizeram e postaram  na última aula. Na aula que vem eles desenharão, utilizando o paint, equipamentos que necessitam de energia elétrica para funcionar.

Semanário


1 ano

Laboratório de informática:
- visita aos blogs das outras turmas e escrita coletiva de comentários;
- ver outros  vídeos sobre o novo tema e fazer um texto coletivo com as novas informações para postar;



3 ano

Laboratório de informática:
- filme  “Como tirar fotos de um jeito legal?”– retirado de www.criancamaissegura.com.br (acesso diretamente no site pois não consegui baixar o vídeo)

3 ºA  - término da explicação da evolução da bola e visita ao blog da turma para deixar recadinhos.

3ºB- filme: O mundo de Beakmen – lâmpadas e tomadas

3ºC- apresentação sobre Leonardo da Vinci

3ºD e F- - em duplas (separadas pela prof da turma): digitar o texto sobre o assunto estudado usando o word.

3ºE- apresentação de vídeo sobre o tubarão branco (novo assunto da turma)



5ano

Laboratório de informática:
- filme  “Como tirar fotos de um jeito legal?”– retirado de www.criancamaissegura.com.br (acesso diretamente no site pois não consegui baixar o vídeo)
5ºB e E:
- trabalho de resumo do texto fornecido pela professora (sobre o tema do grupo)

5°A e C:
- término da escrita dos textos de boas vindas;
- postagem do texto no blog.

5ºD:
- trabalho com o blog

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Quinta feira


Tivemos palestra com uma dentista de prefeitura, então cedi meu equipamento. Tive que mudar as aulas de hoje:



 
5ºC- Em grupos, os alunos entraram nos blogs da turma do Heitor Villa Lobos e deixaram comentários. Porém nem todo grupo conseguiu finalizar, pois foram chamados para a palestra.

3ºE- Os alunos sentaram em volta do meu computador e passei a apreentação que fiz com 5 tipos diferentes de tubarões. Ao final, cada criança escreveu seu voto no papel. Apuramos os votos e ficou decidido que a partir da semana que vem estudaremos o tubarão branco.

5ºA- Em grupos, os alunos entraram nos blogs da turma do Heitor Villa Lobos e deixaram comentários. Porém nem todo grupo conseguiu finalizar, pois foram chamados para a palestra.



quarta-feira, 13 de junho de 2012

Quarta feira


3ºC- Passei o vídeo sobre Cyberbullyng e conversamos a respeito. Passei uma apresentação que fiz com fotos do Castelo de Versalles, Torre Einfel e Louvre para complementar a aula que dei sobre a Monalisa. Terminado esta etapa da aula, cada um sentou novamente com a dupla da aula anterior para desenhar a Monalisa, porém novamente a atividade ficou incompleta e não teremos nenhuma monalisa para colocar no nosso blog. Na aula que vem falaremos sobre as invenções de Leonardo da Vinci.

5ºE- Passei o vídeo sobre Cyberbullyng e conversamos a respeito. Disse que faríamos algo diferente: propus que cada grupo entrasse nos blogs da Emef Heitor Villa Lobos para deixar recados e olhar o que a turma de lá está estudando. E assim fizemos. Combinamos de, na próxima aula, retomar os textos que os alunos estavam escrevendo na aula passada.

1ºA- Mostrei o blog do 1ºB para apresentar o novo bicho que esta turma está estudando e deixamos recado. Passei o primeiro vídeo sobre o peixe boi, porém as crianças estavam muito dispersas e tive que repassá-lo para podermos responder as perguntas para o blog.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Terça- feira


3ºF- Passei o vídeo sobre ciberbullyng e conversamos a respeito. Mostrei o blog da turma com o desenho da Vela, feito no paint.  Em classe as crianças haviam feito uma redação sobre o esporte favorito, orientados pela professora Káthia. A tarefa de hoje era passar esta redação para o Word. Então sentados em duplas as crianças digitaram uma. Na semana que vem, faremos as demais.

1ºB- entramos no blog para ver como está ficando. Depois escolhemos dois blogs de amigos, entramos e deixamos recadinhos. Passei um vídeo sobre a baleia jubarte e respondemos mais duas questõs do blog. (foi uma escrita coletiva)

5ºB- Passei o vídeo sobre ciberbullyng e conversamos a respeito. Propus que a gente entrasse nos blogs da escola Heitor Villa Lobos para deixar comentários e eles topara. Passei a lista e cada grupo escolheu um blog para entrar e deixar comentários.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Segunda feira

A internet está péssima hoje, pois fica caindo toda hora... as aulas tiveram que ser reformuladas novamente....

3ºA- passei o vídeo "Plágio e Pirataria são crimes" e conversamos sobre o assunto. Retomamos o o que é o que é que fiz com as bolas e os seus respectivos esportes. A idéia era mostrar as imagens no google dos esportes que os alunos não conheciam, porém não consegui mostrar de todos. Ficou faltando mostrar críquete e bocha. Iniciei a apresentação da evolução da bola de futebol, mas deu tempo de terminar. Combinamos de fazer isto na próxima aula e deixar recadinhos no blog da turma.

5ºD- passei o vídeo "Cyberbullyng"  e conversamos a respeito. Iniciamos a aula com internet, então pude mostrar dois blogs diferentes para dar idéias pra turma. Porém quando pedi que entrassem em seus respectivos emails, a internet parou de funcionar. Pedi para que a turma trabalhasse em cima do texto de boas vindas do blog.

3ºB-  passei o vídeo "Plágio e Pirataria são crimes" e conversamos sobre o assunto. A prof Janaína organizou a turma em duplas e pedi para que cada uma deixasse um recadinho no blog da turma. Infelizmente algumas duplas não conseguiram terminar. Combinei de entrar no blog das outras turmas na px aula.

3ºD- passei o vídeo "Com quem está falando" e conversamos sobre o assunto. Mostrei os recados que eles escreveram na última aula e depois fomos para os computadores desenhas o tubarão baleia. Nenhuma dupla conseguiu terminar. Salvei as imagens nos micros para que eles terminem na px aula.

Semanário:



1 º ano                                      

Laboratório de informática:
- visita aos blogs das outras turmas e escrita coletiva de comentários;
- ver outros  vídeos sobre o novo tema e fazer um texto coletivo com as novas informações para postar;




3º ano

Laboratório de informática:
- filme  “Cyberbulling”– retirado de www.criancamaissegura.com.br

3 ºA e B
- visita ao blog da turma para deixar recadinhos.

3º E , C e D
- em duplas (separadas pela prof da turma): desenhar, utilizando o paint,o tema de estudo.

3ºF
- em duplas (separadas pela prof da turma): elaborar um texto e digita-lo no word sobre o último assunto estudado.
(os textos serão salvos nos micros pra depois serem postados nos blogs respectivos)


5º ano

Laboratório de informática:
- filme  “Cyberbulling”– retirado de www.criancamaissegura.com.br

5ºB e E:
- trabalho de resumo do texto fornecido pela professora (sobre o tema do grupo)

5°A e C:
- término da escrita dos textos de boas vindas;
- postagem do texto no blog.

5ºD:
- trabalho com o blog

Quarta feira



Ficamos sem internet na quarta feira, então tive que adaptar as aulas ao contexto.

3ºC- os alunos desenharam , ou tentaram desenhar, a Monalisa utilizando o paint.

5ºE- trabalhamos em cima de um texto que dei com o assunto de cada grupo.

1ºA- contei o livro "É um livro" e as crianças desenharam, em duplas, a história.

terça-feira, 5 de junho de 2012

TERÇA FEIRA


Hoje São Pedro esqueceu de fechar a torneira do céu!!! Dale chuva...
Poucos alunos vieram à escola.

3ºF- Iniciamos vendo o vídeo "Com quem está falando" e conversamos a respeito. Mostrei o blog com os comentários que as crianças fizeram na última aula e combinamos de fazer isto mais vezes. A professora Káthia separou as duplas e eles deveriam desenhar um barco a vela utilizando o paint, porém apenas duas duplas concluíram.

1ºB- Contei a história "É um livro" de Lane Smith que mostra a diferença entre livro e micros. Entramos no blog da turma e mostrei as perguntas que eles fizeram na última aula. Passei um vídeo sobre a baleia Jubarte (Globo Mar) e depois, com base no vídeo, respondemos e postamos 3 perguntas.

5ºB- Iniciamos vendo o vídeo "Com quem está falando" e conversamos a respeito. Mostrei o blog do pessoal do 3ºF para dar idéias do que colocar nos blogs dos grupos. Orientei os alunos que não terminaram a postagem do texto de boas vindas e os demais que já estavam trabalhando no novo texto.

5ºD- Repus uma aula extra hoje, pois esta turma está bem atrasada com relação as demais. Iniciamos vendo o vídeo "Com quem está falando" e conversamos a respeito. Mostrei dois vídeos do Youtube que mostram uma experiência fake e uma verdadeira e conversamos sobre as bobeiras e inverdades que existem na net. Depois deixei o tempo restante para que os grupos entrassem em seus emails e olhassem a lista de blogs para consulta que enviei.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

SEGUNDA FEIRA


3°A- Iniciamos a aula retomando oralmente o que fizemos na anterior. Passei o vídeo sobre Segurança nos Emails e conversamos a respeito. Eu já havia transcrito para o computador o texto que três grupos haviam feito. As crianças me ajudaram a revisá-lo. Ao final, postamos no blog e começamos a ver uma apresentação que fiz, em forma de o que é o que é, onde as crianças deveriam adivinhar a qual esporte pertencia a bola mostrada. Fiquei de retomar esta apresentação na próxima aula e falar sobre a evolução da bola de futebol.

5ºD- Passei o vídeo "Plágio e Pirataria são crimes" e conversamos a respeito. Mostrei uma apresentação com diversos tipos de blogs, para que as crianças comecem a perceber o que espero delas e também para terem referências. Pedi que sentassem nos grupos, em frente aos micros e abrissem a conta de email. Solicitei que abrissem o email que enviei para elas, com uma lista de endereços de blogs para consulta. Porém o tempo foi curto e apenas alguns grupos conseguiram chegar até o meu email. Combinamos de olhar estes blogs na próxima aula.

3ºB- Passei o vídeo "Cuidados com o email" e conversamos a respeito. Retomamos o texto que os alunos leram na última aula. Eles deveriam ter grifado apenas a parte que mostra como uma lâmpada funciona, porém apenas um grupo deu conta de realizar a atividade. Fui lendo parágrafo por parágrafo com as crianças até que eles percebessem o que deveriam ter grifado. Passei dois vídeos sobre lâmpadas. Retomamos o vídeo Kika de onde vem a energia elétrica e tentamos produzir um texto coletivo para colocar no blog, porém o tempo foi curto e os alunos estavam muito agitados. Combinei que na próxima aula eles visitarão o blog da turma para deixar recados.

3ºD- Passei o vídeo "Plágio e Pirataria são crimes" e conversamos a respeito. Sentados em duplas, as crianças deixaram recadinhos no blog. Ficou para a próxima aula desenhar o tubarão baleia usando o paint.