segunda-feira, 30 de julho de 2012

Segunda feira



3ºA- Iniciei a aula em sala de aula e fiz uma votação para saber se continuaríamos com o tema BOLA ou mudaríamos. A votação ficou :2 votos sim e 19 votos não. Por isso combinei que na aula que vem faremos uma dinâmica para escolher o novo tema. Depois fomos para o laboratório de informática e vimos o vídeo "Como trabalhar em grupo". Em seguida, separados em duplas, as crianças deveriam desenhar (usando o paint) um jogo ou esporte que utilizamos bola. Os desenhos não foram concluídos e ficamos de terminar na px aula.

3ºD- Iniciei a aula em sala de aula. Levei um papel com um desenho de leão e as seguintes perguntas: "O que sei sobre o leão?" e "O que quero aprender sobre o leão?". As crianças deveriam responder as perguntas e pintar o desenho. Depois fomos para o laboratório de informática e vimos o vídeo "Como trabalhar em grupo" e discutimos o assunto.

5ºD- Vimos o vídeo "Como trabalhar em grupo" e discutimos o assunto. Depois sentando no grupo, iniciamos a montagem do blog. Porém três grupos não conseguiram finalizar.

3ºB- Iniciei a aula em sala de aula e fiz uma votação para saber se continuaríamos com o tema BOLA ou mudaríamos. A votação ficou 9 votos não e 18 votos sim. Por isso combinei que na aula que vem faremos uma dinâmica para escolher o novo tema. Depois fomos para o laboratório de informática e vimos o vídeo "Como trabalhar em grupo". Em seguida, separados em duplas, as crianças deveriam desenhar (usando o paint) um equipamento que precisamos colocar na tomada para funcionar. Os desenhos não foram concluídos e ficamos de terminar na px aula.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Planejamento - 30 de julho a 3 de agosto



1º anos


Laboratório de informática:
- explicação sobre o que faremos no mês de agosto: atividades sobre lendas do folclore.
- vídeo retirado do site SESCSP – O Curupira (passado no telão).
- Forca do Curupira  coletivamente
- Escrita das características do Curupira para o blog e para a elaboração do livro de pesquisa “Características dos personagens do Folclore”
(obs.: o livro será um trabalho entre a prof de Ed. E Tecnologia e as profs da classe. Nas aulas de E.T. os alunos farão as características dos personagens e em sala de aula confeccionarão o livro)



3º anos


Laboratório de informática
- vídeo: As vantagens de se viajar em grupo e conversa sobre o trabalho em equipe.

3ºA- Nova votação: continuaremos com este tema durante o semestre?
- Desenhar, utilizando o paint, um jogo que utilizamos bola.


3ºB- Nova votação: continuaremos com este tema durante o semestre?
- Desenhar, utilizando o paint algum equipamento que necessite de energia elétrica para funcionar.

3ºC Nova votação: continuaremos com este tema durante o semestre?
- Desenhar no paint uma obra de arte

3ºD- Nova votação: continuaremos com este tema durante o semestre?
- Em duplas digitar o texto sobre o assunto estudado (utilizando o word).

3ºE- Nova votação: continuaremos com este tema durante o semestre?
- Desenhar no paint um dos tipos de tubarão que estudamos

3ºF- Nova votação: continuaremos com este tema durante o semestre?
- Desenhar no paint o esporte judô



5º anos



Laboratório de informática
- vídeo: As vantagens de se viajar em grupo e conversa sobre o trabalho em equipe.

5ºA e 5ºC- trabalho de resumo do texto fornecido pela professora (sobre o tema do grupo). Grupos que já terminaram:  trabalho e postagem de acróstico (com a palavra do tema do grupo).

5ºB e E: postagens dos textos (grupos que não acabaram). Demais: trabalho e postagem de acróstico (com a palavra do tema do grupo). Quem terminar o acróstico: retomar e elaborar 5 perguntas para direcionar a pesquisa e postar no blog (após revisão da prof).

5ºD:
- trabalho com o blog



domingo, 1 de julho de 2012

Relatórios do 2o. bimestre- 3os anos


3o. A- Neste bimestre, ao contrário do anterior, consegui trabalhar de forma mais concisa com a turma. Conseguimos pesquisar e responder algumas das perguntas iniciais (sobre a bola- tema da classe). Senti que a turma teve muita dificuldade quando propus um trabalho em grupo: encontrar, no texto dado pela professora, as informações pedidas (no caso três grupos deveriam grifar as características das bolas e os outros três grupos deveriam grifar a origem da bola).  Muitos grupos tiveram dificuldade em compreender a atividade e outros tiveram dificuldade na hora do registro. Também a turma teve dificuldade na elaboração dos textos coletivos, onde eu estava como escriba (quando fomos melhorar o texto das crianças para postar no blog). Foram poucos os que ajudaram e a prof Vilma teve que intervir em vários momentos, instigando os alunos a participar. No próximo bimestre farei a proposta de iniciarmos outro tema de interesse da classe, pois este está sendo complicado!


3o. B- A turma é extremamente agitada e não pára para escutar os comandos por esta razão as aulas não têm rendido, pois levo muito tempo explicando, retomando, explicando novamente. Por não termos tido muitas aulas durante o primeiro bimestre, sinto que a turma não criou uma rotinas nas minhas aulas e há todo momento tenho que retomar certos procedimentos como "não falar todo mundo junto", "levantar a mão e esperar a sua vez pra falar"... Senti que a turma teve muita dificuldade quando propus um trabalho em grupo: encontrar, no texto dado pela professora, as informações pedidas e grifá-las. Muitos grupos tiveram problemas entre si, ou seja, a dificuldade não foi em realizar a atividade e sim, realizar a atividade em grupo. No primeiro bimestre, quando eu propunha uma escrita coletiva comigo sendo a escriba da turma, sempre dava certo e a classe produzia bons textos, com uma certa criatividade. Porém neste bimestre os textos ficaram "pobres"  e foram poucos os alunos que participaram e se envolveram neste tipo de tarefa.

3o. C- A turma continua super envolvida nas aulas e sempre traz curiosidades que vão recheando nosso blog. Alguns alunos têm se destacado como Gustavo Alves que fez releituras de Vik Muniz e Geandra Marrane que fez uma pesquisa sobre a Monalisa para colocar no blog. Tiveram facilidade na hora de sublinhar as informações que pedi no texto, e também conseguiram fazer o resumo (com um pouco mais de dificuldade, mas deram conta da proposta). Porém, se atrapalharam um pouco quando a proposta foi desenhar a Monalisa utilizando o paint. Foram duas aulas em cima da releitura do quadro, porém as crianças não conseguiram dar conta. Acredito que foram dois os motivos: na primeira aula a prof Fernanda foi passando de micro em micro, pedindo aos alunos que ajeitassem aqui e ali, o que ela entendia que não estava parecido com a obra original, ou seja, ela tolheu a criatividade dos alunos. E o segundo motivo, foi a dificuldade que as crianças demonstraram com o programa utilizado para o desenho.


3o. D- É uma turma bem envolvida com as aulas. Infelizmente as aulas são as segundas feiras, o que comprometeu um pouco, pois tivemos emenda de feriado e limpeza da escola neste dia da semana. Percebo que a turma está super envolvida com o tema que escolheu (animais). Não sei se quererão trocar no próximo semestre, porém perguntarei (como farei em todas as salas). O Marcelo que, teoricamente, é o aluno que mais tumultua a classe, não está frequentando minhas aulas, por ser no mesmo horário de seu atendimento (AEE). Alguns grupos tiveram facilidade para realizar o trabalho de grifar as informações importantes do texto e depois montar um novo texto, outros um pouco mais de dificuldade, mas nada absurdo. Gostam dos filmes que trago e tem facilidade para me ajudar a escrever, coletivamente, os textos para o blog.


3o. E- A turma tem uma característica marcante: as meninas são apáticas e os meninos se sobressaem em tudo. Embora eu perceba que gostaram de desenvolver atividades em cima do tema escolhido por eles (tubarão) já começaram a cansar e penso que a turma escolherá mudar de tema no próximo semestre. Durante este período estudamos três tipos de tubarões: tubarão baleia (o maior tubarão de todos), tubarão anão lanterna negra (o menor) e iniciamos o tubarão branco. Passei alguns vídeos durante essas aulas, porém a turma se encantou pelo que eu passei do "Mundo de Beakman"´, tanto que coloquei no blog da turma para que eles tivessem acesso e pudessem ver em casa. Na aula que pedi que registrassem através de um desenho no paint o tubarão anão lanterna negra, foram poucas as duplas que conseguiram produzir o material, tanto que existem poucos desenhos postados no blog. Acredito que o uso do programa foi mais difícil para esta turma do que para as demais.


3o.F- É uma turma muito prestativa e adora novidades. É a turma mais calma, se eu comparar com os demais 3º anos. Esta turma está estudando sobre esportes e já vimos: ginástica artística, vôlei de praia, vela e iniciamos o estudo do judô. Percebo que gostam das aulas porém na hora de fazermos uma escrita coletiva para colocar no blog, a turma é muito quieta e tenho que ficar "implorando" para que me ajudem. Tiveram facilidade na atividade de grifar as informações importantes do texto e depois montar um novo texto e os textos finais, depois do trabalho de revisão coletiva, tem uma boa qualidade. Existem alguns líderes naturais, que acabam falando e dando mais as suas opiniões do que os demais, mas isto ocorre em todas as turmas.