sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Planejamento de 3 a 6 de agosto



1º anos

Laboratório de informática:
1ºA- retomada do projeto dos animais em extinção.
- trabalho com um novo bicho: a arara azul.
- apresentação de vídeos: uma música e as características da arara.
- escolha de uma imagem e escrita de frases para o blog.

1ºB- continuação com o trabalho sobre o  folclore
- vídeo sobre o Bicho papão – SESC-SP
- jogo coletivo: memória
- escrita coletiva das características do Bicho Papão




3º anos

3°A- Montar um texto coletivo, utilizando para isto as anotações dos cadernos (aula passada). O texto deverá ser postado no blog. Se der tempo, em duplas, deixar recados no blog da turma.

3ºB- em duplas: ler o texto informativo que estará no computador e preencher as informações solicitadas na ficha técnica (uma folha por dupla). Se der tempo, em duplas, deixar recados no blog da turma.

3ºC- Montar um texto coletivo, utilizando para isto as anotações dos cadernos (aula passada). O texto deverá ser postado no blog. Se der tempo, em duplas, deixar recados no blog da turma.

3ºD em grupos de 4 alunos: ler o texto informativo sobre o leão e completar a ficha técnica que solicita as seguintes informações: nome/ habitat/ peso de um adulto macho/ tamanho de um adulto macho/ alimentação/ velocidade ao correr/ espécies

3ºF- em duplas: ler o texto informativo que estará no computador e preencher as informações solicitadas na ficha técnica (uma folha por dupla). Se der tempo, em duplas, deixar recados no blog da turma.




5º anos

Desafio da semana: Desafio da pá de lixo

5ºA e 5ºC- voltar a trabalhar em cima do texto resumo.  Para os que já postaram: pesquisa para tentar desvendar as respostas das perguntas feitas.

5ºB e E: postagens dos textos (grupos que não acabaram). Retomar e elaborar 5 perguntas para direcionar a pesquisa e postar no blog (após revisão da prof). Para os que já postaram: pesquisa para tentar desvendar as respostas das perguntas feitas.

5ºD- trabalho com o texto de boas vindas do blog e postagem. Para os que acabarem. Trabalho com o resumo.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Quinta feira



5ºC- Como a professora da classe havia faltado na aula da semana passada, e os alunos haviam sido dispensados, passei o vídeo com a resposta do desafio dos pregos. Também passei o desafio da semana que é o desafio dos garfos. No laboratório, cada grupo trabalhou em cima de um rascunho da propaganda do blog.

3ºE- Retomamos as anotações do caderno. Fomos ao laboratório de informática e vimos novamente o filme dos dinossauros da aula anterior. Depois contruímos um texto coletivo para o blog.

5ºA- Passei o desafio da semana que é o desafio dos garfos. No laboratório, cada grupo trabalhou em cima de um rascunho da propaganda do blog.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Quarta feira






3ºC- a professora Fernanda está em formação pela SEDUC e a sala oi dispensada.

5ºE-Passei o desafio dos garfos e a turma se empolgou bastante. Depois fomos ao laboratório, expliquei a atividade dos cartazes de propaganda e cada grupo confeccionou o seu rascunho. Apenas o Grupo do Sistema Solar não entendeu a proposta e o Grupo do Corpo Humano não deu conta de terminar.

1ºA- Relembrei que hoje era o último dia do estudo dos personagens do Folclore e que na semana que vem retomaremos nosso projeto central que é o estudo dos animais em extinção. Combinamos que estudaremos a ARARA AZUL. Depois entramos no blog para ver o recado do 1ºB e postamos um comentário no blog deles também. Passei dois vídeos sobre o Saci Pererê e escrevemos um texto coletivo das características dele - que foi postado. Para terminar, jogamos um caça palavras coletivamente com os nomes dos personagens do folclore brasileiro.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Terça feira







3ºF- Retomamos as anotações que os alunos fizeram naultima aula. Passei novamente os vídeos que as crianças haviam assistido e após, pedi que me ajudasse a escrever um texto coletivo cujo tema era o ciclo de vida da tartaruga marinha. Após feito e revisado, postamos no blog. Também fizemos, em tópicos, as anotações das curiosidades encontradas pelos alunos e postamos. Ao final, passei um novo vídeo ( retirado do site do Projeto Tamar) que é cheio de fotos.

1ºB- Vimos nosso blog que tinha um recado do 1ºA e entramos no deles para responder. Depois passei dois vídeos sobre o Saci e fizemos um texto (para o blog e para o livro) sobre as características deste personagem. Ao final, brincamos de caça palavras do folclore (coletivamente).

5ºB- em sala de aula, passei o desafio dos garfos e relembrei as regras. No laboratório de informática: entreguei um sulfite para cada grupo e pedi que elaborassem o rascunho de um cartaz, fazendo propaganda do blog. (este trabalho será finalizado pelo professor André, de Artes)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Segunda feira






3ºA- a professora da classe está fazendo um curso de capacitação na SEDUC hoje e os alunos foram dispensados.

3ºD- a professora da classe está fazendo um curso de capacitação na SEDUC hoje e os alunos foram dispensados.

5ºD-em sala de aula, passei o desafio dos garfos e relembrei as regras. No laboratório de informática: entreguei um sulfite para cada grupo e pedi que elaborassem o rascunho de um cartaz, fazendo propaganda do blog. (este trabalho será finalizado pelo professor André, de Artes)

3ºB- Em sala de aula: pedi que resgatassem as anotações da aula anterior. No laboratório de informática: repassei os vídeos da aula passada. Coletivamente fomos elaborando um texto para o blog, com base nas anotações dos alunos. O texto deveria falar sobre o ciclo de vida da tartaruga marinha. Depois do texto postado, elaboramos um com tópicos sobre coisas do vídeo que as crianças haviam curtido. Ao final da aula, passei mais um vídeo sobre a vida da tartaruga marinha.

Planejamento







1ºano


Laboratório de informática:
- continuação com o trabalho sobre o  folclore
- vídeo sobre o Saci – SESC-SP
- jogo coletivo: como prender o Saci
- escrita coletiva das características do Saci
- Leitura de recados e postagem de comentários nos blogs dos amigos das outras classes.



3ºano


- Sala de aula
3A,B, C, E e F- Montar um texto coletivo, utilizando para isto as anotações dos cadernos (aula passada). O texto deverá ser postado no blog. Se der tempo, em duplas, deixar recados no blog da turma.

 3ºD - em grupos de 4 alunos: ler o texto informativo sobre o leão e completar a ficha técnica que solicita as seguintes informações: nome/ habitat/ peso de um adulto macho/ tamanho de um adulto macho/ alimentação/ velocidade ao correr/ espécies



5ºano



Desafio da semana: equilibrar dois garfos mais um palito de dente na ponta de outro palito de dente (filme do Mundo de Beakman)

5ºA,B,C,D,E – Elaborar uma propaganda para o blog. Esta atividade será uma parceria entre ET e Artes: em minha aula os alunos trabalharão no texto e na aula de Artes farão o cartaz, a parte estética, supervisionados pelo prof da disciplina. Após o término do cartaz, estes serão afixados pela escola para que todos tenham acesso aos endereços dos blogs dos 5 anos.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Quinta feira







5ºC- a professora Adriana faltou e os alunos foram dispensados.

3ºE- Entreguei um roteiro de observação para os alunos colarem nos cadernos, expliquei a atividade e fomos ao laboratório de informática. Mostrei o blog da turma e eles me ajudaram a arrumar algumas informações que não estavam corretas. Passei um trecho de um vídeo sobre dinossauros e pedi que fizessem anotações nos cadernos (seguindo o roteiro). Passei uma segunda vez, e os alunos complementaram suas anotações. Combinei que na px aula faremos um texto coletivo a partir das anotações da turma.

5ºA- Dois alunos haviam descoberto o desafio dos pregos e contaram aos colegas. No laboratório, mostrei o vídeo pra ilustrar o desafio e fiz um ao vivo e a cores para eles entenderem. Pedi que a turma (que está um pouco atrasada com relação às outras classes) desse uma acelerada nas postagens dos acrósticos. Os grupos que foram terminando, começaram a trabalhar em cima do resumo. Apenas o Grupo Animais Aquáticos não conseguiu terminar a postagem do acróstico.

5ºD- (AULA DE REPOSIÇÃO DO DIA 20.8)- Depois de mostrar o resultado do desafio dos pregos, cada grupo trabalhou em cima do texto de abertura do blog. Porém antes, dei alguns exemplos de bons textos para que eles tivessem ideias.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Quarta feira





3ºC- Os alunos levaram seus cadernos ao laboratório e enquanto fui apresentando a natação, foram fazendo anotações em seus cadernos.

5ºE- Um aluno havia descoberto o desafio dos pregos e trouxe o material para realizar. Aproveitei pra tirar fotos. Depois cada grupo seguiu com a sua pesquisa: uns passaram o resumo para o blog outros começaram a trabalhar em cima das perguntas direcionais da pesquisa.

1ºA- Retomei o personagem da aula anterior, depois entrei no blog da turma para ler o recado que eles receberam. Entramos no blog do 1ºB para deixar a resposta. Passei o vídeo do lobisomem e fizemos as características do personagem para nosso livro e blog.

3ºB- (AULA DE REPOSIÇÃO DO DIA 20.08)- Entreguei uma folhinha contendo duas perguntas para observação do filme sobre Tartaruga Marinha. No laboratório de informática, passei os dois vídeos e os alunos fizeram suas anotações individuais no caderno. As anotações serão matéria prima para o texto coletivo que faremos na próxima aula.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Terça feira






Como não dei aula ontem, combinei de repor as aulas durante meus HAs da semana.

3ºF- Em sala de aula, passei o roteiro para assistir o vídeo e expliquei a atividade. Fomos ao laboratório, mostrei o blog e retomei a atividade da semana que vem (escrever o que os alunos sabiam e o que queriam aprender sobre a tartaruga marinha). Fui lendo item por item e os alunos foram me ajudando a consertar - já que não podemos ter informações erradas em nosso blog! Num segundo momento, passei dois vídeos sobre o ciclo de vida das tartarugas marinhas e os alunos fizeram anotações em seus cadernos. Expliquei que estas informações serão utilizadas para montar um texto coletivo na px aula. Para encerrar, retomamos o bando de perguntas e tentamos responder (coletivamente) a algumas.

1ºB- Retomamos o que vimos na última aula.Iniciei mostrando o blog da turma e lemos o recado recebido. Deixamos um para o 1ºA. Passei o vídeo do Lobisomem e jogamos coletivamente. Fizemos as características do personagem e, de tanto as crianças pedirem, passei o vídeo novamente!

5ºB- Em sala de aula perguntei quem tinha conseguido realizar o desafio e dois alunos conseguiram. Perguntei, para todos que tentaram, qual tinha sido a ideia de cada um e se pesquisou ou pediu ajuda para alguem. Os dois que conseguiram, acharam o vídeo na internet. Depois fomos ao laboratório de informática e demos continuidade as postagens. Dois grupos (Vinicius de Moraes e Universo) estão trabalhando em cima da pesquisa em si.

3ºA- AULA DE REPOSIÇÃO Em sala de aula, passei o roteiro para assistir o vídeo e expliquei a atividade. Fomos ao laboratório, mostrei o blog e retomei a atividade da semana que vem (escrever o que os alunos sabiam e o que queriam aprender sobre a tartaruga marinha). Fui lendo item por item e os alunos foram me ajudando a consertar - já que não podemos ter informações erradas em nosso blog! Num segundo momento, passei dois vídeos sobre o ciclo de vida das tartarugas marinhas e os alunos fizeram anotações em seus cadernos. Expliquei que estas informações serão utilizadas para montar um texto coletivo na px aula.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Segunda feira






A bomba de água da escola quebrou há algum tempo e estamos recebendo água via caminhão pipa. Porém hoje o caminhão não poderá vir. Desta forma os alunos foram dispensados as 9h.

3ºA- Só haviam 5 alunos então a professora Vilma se juntou com a outra sala que estava tendo aula de educação física.

3ºD- Só haviam 10 alunos e a professora Nice achou melhor não termos aulas de ET.

5ºD- os alunos foram dispensados.

3ºB- os alunos foram dispensados.

Planejamento de 20 'a 24 de agosto



1º anos

Laboratório de informática:
- continuação com o trabalho sobre o  folclore
- vídeo sobre o Lobisomen – SESC-SP
- jogo coletivo: como exterminar o Lobisomen
- escrita coletiva das características do Lobisomen
- Leitura de recados e postagem de comentários nos blogs dos amigos das outras classes.

3ºanos

- Sala de aula
3A,B, C, E e F- entrega de roteiro para assistir filme. Leitura e colagem no caderno.

No Laboratório de Informática:
- assistir ao vídeo e fazer observações no caderno (de acordo com o roteiro de pesquisa)


- Sala de aula
3ºD- em grupos de 4 alunos: ler o texto informativo sobre o leão e completar a ficha técnica que solicita as seguintes informações: nome/ habitat/ peso de um adulto macho/ tamanho de um adulto macho/ alimentação/ velocidade ao correr/ espécies


5º anos

Laboratório de informática:
- desafio da semana: mostrar a solução do desafio dos pregos

5ºA e 5ºC- postagem dos acrósticos no blog. Para o grupo que terminar, voltar a trabalhar em cima do texto resumo.

5ºB e E: postagens dos textos (grupos que não acabaram). Retomar e elaborar 5 perguntas para direcionar a pesquisa e postar no blog (após revisão da prof). Para os que já postaram: pesquisa para tentar desvendar as respostas das perguntas feitas.

5ºD- trabalho com o texto de boas vindas do blog

 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Quinta feira



5ºC- Dei a resposta do desafio dos peixinhos, mas antes pedi que os doia alunos que tinham achado a resposta, ensinassem para os demais. Fomos ao laboratório de informática e passei o px desafio: desafio dos pregos. Relembrei as regras. Depois cada grupo foi terminar seus acrósticos e a postagem dos mesmos.

3ºE- Em sala de aula, passei um exercício individual para levantar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema dinossauro. Depois fomos ao laboratório, mostrei as últimas postagens do nosso blog; Passei uma apresentação que fiz falando sobre os dinossauros.

5ºA- Esta foi a classe que mais pessoas descobriram o resultado do desafio dos peixes. Pedi que os doia alunos que tinham achado a resposta, ensinassem para os demais. Fomos ao laboratório de informática e passei o px desafio: desafio dos pregos. Relembrei as regras. Depois cada grupo foi terminar seus acrósticos e a postagem dos mesmos.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Quartar feira



3ºC- Iniciamos a aula em classe e pedi que cada um escrevesse o que sabia sobre a natação e o que gostaria de aprender. Depois fomos ao laboratório de informática e mostrei o blog com a postagem das obras de arte, que os alunos fizeram na aula passada utilizando o paint. Passei uma apresentação que fiz falando e explicando um pouco sobre o esporte.

5ºE- Dois alunos descobriram o desafio dos peixes e pedi que mostrassem para os demais. Passei o desafio dos pregos (Mundo de Beakman) e relembrei as regras. Depois cada grupo foi trabalhar em cima do seu resumo.

1ºA- Relembrei a aula passada. Vimos o blog e deixamos recado em outros blogs. Passei a Lenda da Vitória Régia e fizemos as características para o livro. Ao final, jogamos o jogo da memória dos personagens do folclore.