quinta-feira, 29 de março de 2012

Diário de quarta e quinta feira



Como ficamos sem internet nos últimos dias, postarei meu diário dos últimos dois dias de uma vez só:

3ºC- a turma está super animada com o tema e com as atividades que estamos realizando. Retomamos o texto coletivo feito na última aula e eu gostaria de ter mostrado o blog deles porém não deu! Fizemos um acróstico partindo da palavra ARTES (para o blog) e jogamos Monica colorir (no laboratório de informática)

5ºE- confundi os horários e cheguei 10 minutos atrasada para a aula o que acabou comprometendo o que faríamos. Fizemos o resumo coletivo e os alunos registraram no Diário de Bordo.

1ºA- quando cheguei para pegar as crianças a prof Ana Paula me mostrou que estavam trabalhando o texto coletivo que havíamos feito na última aula. Fomos para a lousa digital, li informações sobre a alimentação da onça pintada (tema desta turma) e escrevemos outro texto coletivo para o blog. Passei um vídeo de imagens da onça e fomos para o laboratório de informática desenhar (no paint) o animal.

quinta- feira
3ºE- retomamos o assunto da turma Tubarões. Fizemos um acróstico com a palavra TUBARÃO. Como eu tinha ficado devendo para as crianças jogar um pouco nos micros, fomos para o laboratório de informática para jogos de lógica.

5ºC- escrevemos o resumo coletivo e os alunos registraram no Diário de Bordo.

5º A- passei um power point sobre diferentes tipos de blogs. Fomos ao laboratório de informática e tentamos criar emails para os grupos, porém o Gmail pediu o número de celular e não conseguimos terminar as contas...

MINHA AVALIAÇÃO INICIAL (ESCRITA EM 28/MARÇO)

Aproveitarei o dia de hoje que a escola está sem internet e não posso alimentar os blogs,  para escrever minha avaliação inicial sobre as aulas de Tecnologia e Educação.
Aqui, na EMEF Vinicius de Moraes, temos um grande grupo de professores ingressantes, então no dia que apresentei a proposta de trabalho o grupo foi receptivo porém receosos. As professoras “da casa” já estavam meio cientes da mudança que aconteceria, por conta de nossas conversas ao longo da semana. As professoras ingressantes disseram que precisavam ver o projeto acontecendo para entender melhor o mesmo.
Ao longo das semanas encontrei grandes parcerias com algumas professoras. Noto que algumas estão à procura de materiais e idéias para enriquecer nossa pesquisa e outras se envolvem muito nas aulas, dando contribuições valiosas.
Infelizmente isto não ocorre com o grupo inteiro. Algumas estão alheias ao projeto, fazendo de conta que ele só deve acontecer dentro das aulas de Tecnologia e que ele é apenas de minha responsabilidade.
Outro dificultador é de ordem logística: nem sempre posso contar com os materiais que precisaria para dar as minhas aulas (tal qual foram planejadas), pois temos ficado sem internet quase todos os dias, os computadores estão quebrando... Quando os responsáveis pela manutenção chegam à escola já está no meu horário de ir embora e não posso acompanhá-los, nem verificar se a manutenção foi efetiva...(pois já aconteceu dos técnicos virem – quando eu estava indo embora- e quando cheguei para dar aula no dia seguinte, os computadores continuavam quebrados).
Fora isso tenho contado bastante com a ajuda do trio gestor, me apoiando e me escutando quando estou aflita.


terça-feira, 27 de março de 2012

Terça feira

3º ano F- como na aula passada não conseguimos brincar com o tema pois o laboratório estava sendo limpo, fomos hoje. Porém, num primeiro momento passei o vídeo de ginástica de trampolim que tinha ficado devendo para as crianças. Também vimos o blog da turma e os recados recebidos... Jogamos o jogo Barrow.

1ºano B- li um texto sobre a alimentação das araras e fizemos um texto coletivo. Vimos um vídeo só com imagens de araras e fomos para a sala de informática desenhar a arara no pait. Porém os alunos não conseguiram desenhar nada!!! Retomarei os desenhos na aula que vem.

5º ano B- fizemos o resumo coletivamente e passei um power point sobre tipos diferentes de blogs. Na aula que vem começaremos com os emails e blogs de cada grupo.

Semana de 26 a 30 de março

1º anos

Lousa digital:
- apresentação do blog e leitura das postagens anteriores
- apresentação de um texto com informações sobre o tema
- texto coletivo para ser colocado no blog
- desenhar o bicho estudado no paint

3º anos
Lousa digital
- Apresentação de um blog. Análise do mesmo com os alunos seguindo os seguintes questionamentos para que serve um blog?, o que dever conter? Para quem ele é escrito? ?Para que ele é escrito? Qual a linguagem que devemos utilizar para escrever?
- fazer uma lista com os alunos de assuntos e recursos que colocaremos em nosso blog
- realizar um acróstico com a palavra chave
- Registro do diário de bordo

5º anos
- término do resumo coletivo.
Data show na sala de informática:
- Organização dos grupos no laboratório: cada grupo sentará sempre no mesmo computador para a organização da pasta virtual.
- Apresentação de um blog no data show. Análise do mesmo com os alunos seguindo os seguintes questionamentos para que serve um blog?, o que dever conter? Para quem ele é escrito? ?Para que ele é escrito? Qual a linguagem que devemos utilizar para escrever?
- Fornecer aos alunos uma lista de blogs para consulta nos computadores do laboratório.
- Fazer um email por grupo
 

 



segunda-feira, 26 de março de 2012

Segundona!!!!


3º ano D- Como o tema era animais trouxe três vídeos para as crianças escolherem por qual qnimal começaremos: arara azul, onça pintada e tubarão baleia. Eles escolheram a ARARA AZUL. Assistimos ao vídeo e fizemos um texto coletivo com as informações que as crianças separaram. Depois fomos ao laboratório de informática brincar com o tema: primeiro montamos um fundo do mar e depois pintamos os bichinhos que andam.

5º ano D- a professora Iza faltou e não pude dar continuidade a atividade do dia.

3º ano A- assistimos a um clipe da Turma da Mônica sobre a Bola e fizemos uma lista de jogos e brincadeiras que podemos utilizar da bola para colocar em nosso blog.

3º ano B- a professora Janaína faltou.

E a semana recomeça...

Ficamos sem internet na quinta e sexta feira, por isso meu blog ficou desatualizado.
Tentarei sanar isto agora:


22. março, 2012
5ºC- retomamos o resumo da aula anterior e finalizamos o mesmo.
Foram feitos os grifos no texto "Fazendo previsôes"  porém não conseguimos fazer o texto coletivo.

5ºA- a turma deu conta de fazer o texto coletivo e ficou ótimo!

3º E- vimos um filme sobre o tubarão baleia e fizemos um texto coletivo das nossas descobertas para colocar no blog. Porém não conseguimos jogar com o tema, por conta da internete. Isto ficou para a próxima aula...


23. março. 2012
2º A- a professora havia faltado na aula então combinei com ela e dei a aula hoje. A turma fechou o tema a ser pesquisado (BOLA!!!) e fizemos uma listinha de perguntas para nortear a pesquisa.

1ºA- a idéia era retomar o blog pois eu postei os desenhos que a turma me deu, porém sem internete não foi possível. Assistimos dois filmes sobre a onça pintada (um documetário e o outro apenas com imagens do animal). Fizemos um texto coletivo para colocar no blog.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Nada como um dia após o outro!!!!


3ºF- o tema da sala é Artes. Trabalhamos com Portinari. Primeiro apresentei o pintor para a classe, utilizando o site oficial e imagens do google. Depois fomos para a sala de informática para que os alunos brincassem com o tema. Utilizei o site http://www.portinari.org.br/ - a área destinada às crianças. Foi ótimo. Acredito que os alunos gostaram do tema. A professora Fernanda ficou de realizar um texto coletivo com o que as crianças aprenderam para que possamos colocar no blog da turma.

5ºE- não deu tempo de terminar o resumo coletivo, porém até agora o texto está ficando bem escrito. Os alunos entenderam a proposta!

1ºA- tivemos um problema de troca de recreio e depois da tomada que estava com mal contato. Combinei com a prof Ana Paula que daremos a aula de hoje na sexta feira. Porém os alunos me fizeram uma surpresa: a prof Ana Paula retomou em classe a história "Marcelo, Marmelo, Martelo" e eles fizeram desenhos para me presentear com a parte da história que cada um mais gostou.

terça-feira, 20 de março de 2012


Que dia!!!

5ºB- a turma não deu conta de realizar a atividade da escrita coletiva. Pedi para que eles falassem com suas próprias palavras e não copiassem do texto, porém não deu certo. Preciso sentar com a professora para repensarmos a próxima aula.

3ºF- a aula de hoje seria brincar com o tema esporte e para isso tinha escolhido alguns jogos do site iguinho para que as crianças escolhessem e brincassem. Porém as lâmpadas do laboratório foram trocadas e a sala estava muiiiiiiito suja, sem condições de uso. Acabei levando a turma para a lousa digital, apresentei o site Senninha que conta sobre vários esportes e registramos alguns no blog.

1ºB- trouxe dois vídeos sobre as araras azuis para que as crianças assistissem e escrevessem suas impressôes. Porém o som não funcionou e tivemos que fazer em cima das imagens.

Dedos cruzados para que amanhã seja um ótimo dia, que o equipamento não falhe e que o cabo não suma!