Este blog é um diário das aulas de Educação e Tecnologia que acontecem na EMEF "Vinicius de Moraes" (Taboão da Serra). Nele serão postadas minhas observações pessoais quanto ao desenvolvimento das aulas de Educação e Tecnologia. Estas aulas fazem parte de um projeto piloto do município de Taboão da Serra no qual as crianças utilizarão a tecnologia em prol da educação. As crianças pesquisarão a partir de suas áreas de interesse e montarão um blog como parte final de seus trabalhos.
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Quarta feira
3ºC- A professora Fernanda me ajudou montando duplas produtivas para a atividade de hoje. Ensinei como acessar uma pasta no computador, e nela um documento que continha informações sobre a Natação. Entreguei uma ficha técnica para cada dupla e eles tinham que completá-la de acordo com as informações do texto.
5ºE- Em sala de aula: passei o desafio da pá do lixo e os alunos se empolgaram com a ideia! Também passei uma lição de casa: encontrar e separar para a próxima aula, o tema de cada grupo no jarnal que eu entreguei (infelizmente no jornal não há o tema de todos). No laboratório: expliquei a importância das peguntas geradoras e iniciamos o trabalho. Os grupos Anti Drogas, Futebol e Planeta Terra estão trabalhando em cima da primeira pergunta. Os demais, estão elaborando as 5 perguntas norteadoras e o Grupo Natureza ainda está postando o resumo.
1ºA- Revimos um trecho do vídeo sobre o peixe boi e pedi que os alunos me falassem o que aprenderam deste bicho. Conforme eles foram falando, fui escrevendo e no final postamos no blog. Num segundo momento, mostrei o vídeo da música da Arara Azul e expliquei algumas das imagens que apareceram no vídeo. Ao final, passei um vídeo que mostrava o nascimento de uma arara azul e escrevemos algumas informações para postar no blog, sobre este assunto.
5ºA- Na semana passada houve uma confusão com o horário (por conta de horário de recreio) então combinei de dar esta aula de reposição hoje. Mostrei a solução do desafio dos garfos. passei uma lição de casa: encontrar e separar para a próxima aula, o tema de cada grupo no jarnal que eu entreguei (infelizmente no jornal não há o tema de todos). No laboratório cada grupo seguiu com a sua pesquisa.
terça-feira, 11 de setembro de 2012
Terça feira
3ºF- Retomamos o tema. Apresentei um power point com as 5 espécies de tartarugas marinhas que procriam no Brasil. Também mostrei um mapa que representa o litoral brasileiro com as espécies que procriam em cada praia. Num segundo momento, os alunos formaram as duplas de trabalho e pedi que preenchessem a ficha de dados com o número de praias que cada espécie procria. Num terceiro momento, iniciamos a construção coletiva de um gráfico em forma de cartaz.
5ºB- Passei o desafio da pá de lixo. Cada grupo trabalhou em cima do que estava fazendo. Alguns grupos estão mais adiantados e estão trabalhando em cima da resposta da segunda pergunta (Universo e Vinicius de Moraes). Outros ainda estão trabalhando com exercícios passados (Carro e Maquiagem).
1ºB- Mudamos o horário da aula pois eles assistira a um filme hoje e a turma chegou super agitada na minha aula. Passei um vídeo da baleia jubarte e pedi que os alunos lembrassem de coisas interessantes que eles aprenderam sobre este bicho. Foram ditando as informações e fui escrevendo em nosso blog. Num outro momento, fizemos a votação para a escolha do próximo animal a ser estudado: tubarão baleia.
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
Segunda feira
3ºA- Retomamos as escritas dos cadernos (as anotações pessoais) e fizemos um texto coletivo para nosso blog sobre o ciclo de vida da tartaruga marinha. Ao final da aula, mostrei um novo vídeo que mostrava fotos das tartarugas marinhas.
3ºD- Fiquei devendo uma aula para esta turma e a prof Nice adiantou a mesma: formou grupos com 4 integrantes, distribuiu as folhas que eu havia preparado, com um texto científico e entregou uma ficha técnica para cada grupo. Estes deveriam preencher a ficha utilizando o texto. Na aula seguinte, no laboratório, eles me ajudaram a fazer um ficha técnica coletiva para o blog. Depois, separados nas duplas de trabalho, escreveram um recado para o blog.
5ºD- Passei o resultado do desafio dos garfos e mostrei qual será o desafio da semana: desafio da pá de lixo. Depois os alunos sentaram nos grupos para trabalhar no texto de boas vindas. três grupos conseguiram terminar e iniciaram a postagem.
3ºB- A prof Janaína me ajudou formando as duplas de trabalho. No laboratório, ensinei como chegavam até o texto informativo. Eles deveriam preencher a ficha técnica com as informações do texto informativo. A turma é muito falante e prestam pouca atenção nos comandos, por este motivo, nem todos conseguiram terminar a atividade.
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Planejamento de 10 à 14 de setembro
1º ano
Laboratório
de informática:
1ºA-
retomada do projeto dos animais em extinção.
-
trabalho com um novo bicho: a arara azul.
-
apresentação de vídeos: uma música e as características da arara.
-
escolha de uma imagem e escrita de frases para o blog.
1ºB-
Escrita de texto coletivo sobre a baleia jubarte para encerrar o assunto.
-
votação para escolha de novo bicho a ser estudado (tubarão baleia- tartaruga
marinha – leão marinho)
|
3º ano
3°A- Montar um texto coletivo, utilizando para
isto as anotações dos cadernos (aula passada). O texto deverá ser postado no
blog.
3°B- em duplas: ler o texto informativo que
estará no computador e preencher as informações solicitadas na ficha técnica
(uma folha por dupla). Ao final, montar uma ficha coletiva para postar no
blog.
3°C- em duplas: ler o texto informativo que
estará no computador e responder as perguntas (uma folha por dupla). Ao
final, montar uma ficha coletiva para postar no blog.
3°D- (aula dupla por conta
de uma reposição)- em
grupos de 4 alunos: ler o texto informativo sobre o leão e completar a ficha
técnica que solicita as seguintes informações: nome/ habitat/ peso de um
adulto macho/ tamanho de um adulto macho/ alimentação/ velocidade ao correr/
espécies.
No
laboratório de informática: Montar um texto coletivo, utilizando para isto as
fichas preenchidas.
Votação
para a escolha da nova categoria a ser estudada:
Animais
aquáticos
Animais
terrestres
Animais
domésticos
Animais
selvagens
Animais
do jardim
3ºE- Montar um texto coletivo, utilizando para
isto as anotações dos cadernos (aula passada). O texto deverá ser postado no
blog. Entrada no blog para deixar comentários.
3°F- Apresentação de Power point com os cinco
tipos de tartarugas marinhas. Nas mesmas duplas da semana anterior: olhar
para o mapa sobre as tartarugas e preencher a tabela com o número de vezes
que cada espécie aparece no mapa. No grupo classe: montar um gráfico
coletivamente com os dados obtidos.
|
5º ano
Desafio
da semana: Desafio da pá de lixo
5ºA
e 5ºC- voltar a trabalhar em cima do texto resumo. Para os que já postaram: pesquisa para
tentar desvendar as respostas das perguntas feitas.
5ºB
e E: postagens dos textos (grupos que não acabaram). Retomar e elaborar 5
perguntas para direcionar a pesquisa e postar no blog (após revisão da prof).
Para os que já postaram: pesquisa para tentar desvendar as respostas das
perguntas feitas.
5ºD-
trabalho com o texto de boas vindas do blog e postagem. Para os que acabarem.
Trabalho com o resumo.
|
Quinta feira
5ºC- Passei o resultado do desafio da semana. Depois cada grupo foi trabalhar em cima da continuidade do seu trabalho. Alguns trabalharam em cima do resumo, enquanto outros, postaram o que haviam feito.
3ºE- A professora Carla me ajudou separando e anotando as duplas para as próximas aulas. No laboratório, já sentados em duplas, ensinei o passo a passo para que as crianças chegassem na pasta de rede e encontrassem o texto informativo sobre os dinossauros. Entreguei uma folha com perguntas para cada dupla e eles deveriam responder a mesma seguindo as informações do texto do computador.
5ºA- O horário do recreio desta turma foi alterado hoje então combinei de dar esta aula na terça feira.
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Quarta feira
3ºC- Pedi que os alunos resgatassem suas anotações da última aula, porém muitos alunos não trouxeram seus cadernos. No laboratório, repassei algumas informações, e pedi que me ajudassem a montar um texto coletivo sobre a natação para postarmos no blog.
5ºE- Iniciei dando a resposta do desafio da semana. Combinamos que semana que vem pensarei em um mais light. Depois conversei individualmente com cada grupo e eles continuaram de onde haviam parado.
1ºA- A prof Patrícia que está substituindo a licença prêmio da prof Ana Paula faltou e seus alunos foram dispensados.
terça-feira, 4 de setembro de 2012
Terça feira
3ºF- A professora Káthia me ajudou separando e anotando as duplas para as próximas aulas. No laboratório, já sentados em duplas, ensinei o passo a passo para que as crianças chegassem na pasta de rede e encontrassem o texto informativo sobre as tartarugas marinhas. Entreguei uma ficha técnica para cada dupla e eles deveriam completar a mesma seguindo as informações do texto do computador. Ao final da aula, montamos, coletivamente, uma ficha técnica para o blog.
1ºB- Vídeo sobre o bicho papão. Jogo da Memória do bicho papão e jogo da memória dos personagens do folclore.
5ºB- Passei o resultado do desafio da semana. Eu e a professora Cris tivemos uma conversa bem séria com a classe e pedimos mais comprometimento no trabalho de pesquisa. O grupo maquiagem está super atrasado, elaborando o acróstico ainda. Enquanto que os demais estão trabalhando em cima das perguntas norteadoras.
Assinar:
Postagens (Atom)