Este blog é um diário das aulas de Educação e Tecnologia que acontecem na EMEF "Vinicius de Moraes" (Taboão da Serra). Nele serão postadas minhas observações pessoais quanto ao desenvolvimento das aulas de Educação e Tecnologia. Estas aulas fazem parte de um projeto piloto do município de Taboão da Serra no qual as crianças utilizarão a tecnologia em prol da educação. As crianças pesquisarão a partir de suas áreas de interesse e montarão um blog como parte final de seus trabalhos.
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Quinta feira
5ºC- Neste horário, os alunos estavam participando do campeonato de futsal, então fui dar uma ajuda.
3ºE- Conforme o combinado, não dei esta aula, pois estava ajudando o campeonato.
5ºA- Neste horário, os alunos estavam participando do campeonato de futsal, então fui dar uma ajuda.
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
Quarta feira
Mais um dia de atividades diferenciadas aqui no Vinicius de Moraes!!!!
3ºC- em duplas: escolher atividades da pasta Jogos Educativos e brincar.
5ºE- em duplas: jogar Amanzing Adventure.
1º A- em duplas: jogar Ariê.
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Terça feira
Começa hoje a programação especial da Semana da Criança.
Haverá meio período de aula normal e meio período de atividades alternativas.
Combinamos que os professores especialistas acompanharão a sala que deveriam dar aula no lugar que estiverem, portanto, darei algumas aulas hoje e outras participarei da programação especial!
Como cedi o equipamento das aulas para montar o cinema, modifiquei o conteúdo das aulas para jogos.
3ºF- em duplas: escolher e brincar com os jogos da pasta Atividades Educativas.
1ºB- jogar Ariê (em duplas)
5ºB- em duplas: jogar Amanzing Adventure.
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
Segunda feira
3ºD- Em sala de aula fizemos uma nova votação, agora para escolher qual categoria de animais estudaremos. Venceu os animais aquáticos. Depois coloquei o nome de três bichos na lousa (cavalo marinho, tartaruga marinha e baleia), ao final de três votações as crianças escolheram o cavalo marinho. No laboratório de informática as crianças tentaram desenhar o leão utilizando o paint, mas novamente, de tanto desenharem e apagarem, não sobrou nenhum leão inteiro no final da aula!
5ºD- Faltaram 10 alunos nesta sala! Passei o resultado do desafio da pá do lixo e já passei o desafio da travessia do rio. No laboratório, cada um sentou no seu grupo e fizemos uma aula passo a passo para postagem da descrição do blog e a inserção da foto que tirei da propaganda do blog. Ao terminarem, cada grupo foi trabalhar onde tinha parado: alguns postaram o texto de abertura e outros iniciaram o trabalho com o acróstico.
3ºA- mudamos a aula de horário pois no conselho o perfil é muito diferente comigo e com os outros professores especialistas. Descobri que o problema é o horário mesmo, pois os alunos se portaram de um jeito completamente diferente: falantes, desobedientes, porém participaram da aula. Hoje a aula foi ler o texto científico (que estava no computador) e preencher a ficha técnica da tartaruga marinha.
3ºB- Faltaram 10 alunos na sala!!! Iniciei pedindo que montassem coletivamente a ficha técnica da tartaruga marinha. Lemos e postamos em nosso blog. Num segundo momento, apresentei as cinco espécies de tartarugas que desovam no litoral brasileiro e conversamos a respeito. Dividimos, prof Janaína e eu, a sala em duplas e cada uma deveria preencher a tabela (de gráfico) com as informações apresentadas na figura que mostrei. Ao final da aula, com base nestas informações, montamos um gráfico do número de praias brasileiras que as tartarugas desovam.
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
Planejamento de 8 a 11 de outubro
Como esta semana terá atividades diferenciadas por conta da Semana da Criança, talvez este planejamento seja alterado.
1º ano
Laboratório
de informática:
1º
A- novo filme sobre a arara azul (novas informações)
-
escrita de curiosidades aprendidas no blog;
-
escrita de recadinho no blog de outra sala;
1ºB-
novo filme sobre o tubarão baleia
-
escrita de curiosidades aprendidas no blog;
-
escrita de recadinho no blog de outra sala;
|
3º ano
3°A- Em duplas: ler o texto informativo que
estará no computador e preencher as informações solicitadas na ficha técnica
(uma folha por dupla). Ao final, montar uma ficha coletiva para postar no
blog.
3°B- Apresentação de Power point com os cinco
tipos de tartarugas marinhas. Nas mesmas duplas da semana anterior: olhar
para o mapa sobre as tartarugas e preencher a tabela com o número de vezes
que cada espécie aparece no mapa. No grupo classe: montar um gráfico
coletivamente com os dados obtidos.
3°C- Apresentação do novo esporte: Futebol.
Em duplas: responder a ficha. No laboratório de informática: vídeo e
conferência de respostas.
3°D- Retomada da lista de perguntas iniciais
e tentativa de responder todas. Postagem no blog.
Votação
para a escolha da nova categoria a ser estudada:
Animais
aquáticos
Animais
terrestres
Animais
domésticos
Animais
selvagens
Animais
do jardim
-
Em duplas: desenho no paint sobre o leão.
3ºE- Em sala de aula: ligue os números e
encontre o dinossauro. No laboratório:em duplas de estudo, visita ao blog
Smart kids, na parte dos dinossauros.
-
Mais um trecho do documentário sobre dinossauros (Discovery Channel).
3°F- Término da montagem do gráfico coletivo.
Em duplas de estudo, escolher uma das 5 espécies de tartarugas que desovam no
litoral brasileiro, entrar no site Projeto Tamar e ler a ficha desta
tartaruga, preenchendo uma ficha técnica.
|
5º ano
Desafio
da semana: travessia da ponte (resultado)
5ºA
e 5ºC- voltar a trabalhar em cima do texto resumo. Para os que já postaram: escrita de 5
perguntas para nortear a pesquisa a partir de agora.
5ºB
- Entrar no blog e ler o recado/ nota que deixei para os grupos. Escrita
conjunta de descrição do blog. Postagem da foto que tirei da propaganda que
os alunos fizeram para o blog.Quem terminar: Retomar e elaborar 5 perguntas
para direcionar a pesquisa e postar no blog (após revisão da prof). Para os
que já postaram: pesquisa para tentar desvendar as respostas das perguntas
feitas (cada pergunta será pesquisada individualmente e depois postada,
juntamente com imagens)
5ºD-
trabalho com o texto de boas vindas do blog e postagem. Para os que acabarem.
Trabalho com o acróstico. Postagem da foto e descrição do blog.
5ºE:
Retomar e elaborar 5 perguntas para direcionar a pesquisa e postar no blog
(após revisão da prof). Para os que já postaram: pesquisa para tentar
desvendar as respostas das perguntas feitas (cada pergunta será pesquisada
individualmente e depois postada, juntamente com imagens)
|
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
Quinta feira
5ºC- Como na aula passada haviam poucos alunos, retomei o desafio da travessia da ponte e disse que passarei a resposta só na semana que vem. No laboratório cada grupo deu continuidade ao seu trabalho: uns grupos estão escrevendo o resumo, muitos postando e alguns trabalhando em cima da elaboração das 5 perguntas norteadoras.
3ºE- Infelizmente o que eu havia preparado pra aula não deu certo, pois não consegui tirar xerox do material. Mostrei os recados que eles postaram na última aula e vimos mais um trecho do documentário sobre os dinossauros da Discovery Channel.
5ºA- Como na aula passada haviam poucos alunos, retomei o desafio da travessia da ponte e disse que passarei a resposta só na semana que vem.Pedi que entrassem novamente na descrição do blog, pois na aula passada não havia dado tempo pra corrigir a ortografia do que foi escrito. Depois demos continuidade ao trabalho. Alguns grupo trouxeram material de pesquisa e pedi que colassem em seus DBs.
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Quarta feira
3ºc- Retomei, em classe, o que havíamos feito na última aula e pedi que as duplas pegassem a ficha que haviam preenchido na última aula. No laboratório, eles me ajudaram, com base na informações da última aula, a escrever uma ficha técnica coletiva sobre a natação. Ao final, cada dupla de trabalho sentou em um computador e deixou um recado pra turma.
5ºE- Em classe, dei a resposta do desafio da pá de lixo e já passei o desafio da travessia da ponte. Depois fomos ao laboratório, pedi que cada grupo entrasse no seu blog para ver a nota que deixei em forma de recado. Num outro momento, ensinei os procedimentos para postar a foto do cartaz de propaganda do blog. Fizemos a descrição coletiva do blog e pra finalizar, cada grupo prosseguiu de onde havia parado.
1ºA- Retomei o que havíamos estudado sobre a arara azul e fiquei um pouco decepcionada pois a sala havia esquecido quase tudo!!! Então, ao invém de ir pra frente, voltei e repassei os conceitos da outra aula.
terça-feira, 2 de outubro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)