Este blog é um diário das aulas de Educação e Tecnologia que acontecem na EMEF "Vinicius de Moraes" (Taboão da Serra). Nele serão postadas minhas observações pessoais quanto ao desenvolvimento das aulas de Educação e Tecnologia. Estas aulas fazem parte de um projeto piloto do município de Taboão da Serra no qual as crianças utilizarão a tecnologia em prol da educação. As crianças pesquisarão a partir de suas áreas de interesse e montarão um blog como parte final de seus trabalhos.
terça-feira, 13 de novembro de 2012
Terça feira
Pelo menos os alunos vieram hj a aula! :D
3ºF- Cada dupla deu continuidade ao seu trabalho do ponto que havia parado na última aula. Alguns conseguiram terminar de digitar as informações que escreveram sobre a tartaruga marinha escolhida e já iniciaram a ilustração. Outros iniciaram a digitação. Apenas uma dupla ainda está fazendo a pesquisa da espécie da tartaruga marinha.
1ºB- Depois de ter lido e respondido os recados recebidos, passei novamente o vídeo da semana passada sobre o peixe boi. Ao final conversamos sobre ele e registramos algumas informações que os alunos aprenderam. Por último mostrei mais um vídeo sobre o bichinho.
5ºB- Dois grupos (Vinicius de Moraes e Universo) terminaram as postagens obrigatórias e agora estão pensando o que mais gostariam de colocar no blog. Entretanto dois grupos (Basquete e Carro) estão empacados há três aulas no mesmo assunto...
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Segundona chuvosa
Hoje rolou um dilúviu logo de manhãzinha...
Apenas 1/5 da escola compareceu as aulas.
Conclusão: não dei as aulas que eu havia planejado pra hj...
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
Quinta feira
5ºC- Depois de conversamos sobre o que cada grupo está me devendo, os alunos continuaram seus trabalhos de pesquisa para alimentar o blog. O grupo Baleia Orca terminou as perguntas norteadoras e agora propus que pensem em coisas interessantes que gostariam de colocar no blog.
3ºE- Mostrei o recado qu a turma recebeu e escrevemos a resposta coletivamente. Passei dois vídeos sobre sítios arqueológicos e escavações e conversamos sobre eles. Ao finaol, entramos no site smart kids e vimos uma apresentação sobre dinossauros e fizemos um quiz coletivamente.
5ºA- Depois de conversamos sobre o que cada grupo está me devendo, os alunos continuaram seus trabalhos de pesquisa para alimentar o blog. Alguns grupos estão super envolvidos, entretanto outros continuam apresentando falta de interesse.
quarta-feira, 7 de novembro de 2012
Quarta feira
3ºC- Fomos ao laboratório e lá lemos os recados deixados no blog da turma. Num segundo momento, os dois alunos (ganhadores do Quiz da semana passada) escolheram dois blog pra gente olhar e postar comentários. Passei um vídeo sobre o surgimento do vôlei de praia e ao final conversamos um pouco a respeito.
5ºE- Cada grupo deu continuidade a sua pesquisa. O grupo Corpo Humano e o grupo do Futebol, continuam empacados repondendo a primeira pergunta! Esta já é a terceira aula...
1ºA- Entramos no blog e lemos os comentários recebidos. Então, entramos nos respectivos blogs e fizemos comentários coletivos. Iniciamos um novo bicho ameaçado de extinção hoje: o cavalo marinho. Passei um vídeo e já fizemos umas anotações no blog da turma.
terça-feira, 6 de novembro de 2012
Terça feira
3ºF- Lemos os comentários do blog e respondemos dois (1º A e 1ºB). Cada dupla retomou a ficha técnica que estava preenchendo e, quando foram acabando, iniciaram a escrita da mesma no word. Combinamos que escolherei uma ficha de cada espécie para postar no blog.
1ºB- Entramos no blog para ler os recados que a turma recebeu e depois escreveram coletivamente recado nos blogs do 1º A e 3ºF. Passei o vídeo sobre o bicho novo: peixe boi. Passei uma segunda vez, comentando e discutindo alguns pontos com os alunos.
5ºB- Os alunos continuaram de onde pararam. O Grupo Universo está finalizando as perguntas e já combinamos que nas próximas aulas eles estarão livres pra fazr postagens diferentes.
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
MINHA AVALIAÇÃO QUASE FINAL! (ESCRITA EM 1 DE NOVEMBRO DE 2012
Após quase um ano de projeto muita
coisa aconteceu!
Como tudo na vida, o projeto teve
seus pontos positivos e negativos.
Destaco, como ponto positivo, os
encontros quinzenais de capacitação e o tempo das HA , que serviram para elaborar
as aulas e produzir o material utilizada nelas. E como negativo, a quantidade
de serviço “burocrático” que os orientadores de ET tiveram que produzir. Sei
que há uma necessidade de registrar todos os passos do projeto, porém os
registros poderiam sem minimizados em um documento só, por exemplo. Diário de
bordo, semanário, blog, portifólios por classe, além das avaliações periódicas
exauriram o tempo que já é escasso.
Lendo minha avaliação inicial posso
dizer que as coisas aqui na EMEF “Vinicius de Moraes” continuaram iguais: alguns professores
abraçaram a causa do projeto (ponto super positivo a se considerar) e foram
reais parceiros para que chegássemos aos resultados finais; o trio gestor
sempre deu suporte para que o projeto acontecesse de fato e muitas vezes acabou
sendo o ouvido amigo para minhas lamentações e desabafos; as máquinas, que já
não são novas, quebraram o ano todo e tive que me virar e sempre ter um plano B
pra essas eventualidades...
Um item que não aparece em minha
primeira avaliação, mas agora é essencial falar, é a postura e o
comprometimento que os alunos tiveram ao longo do ano.
Não vou mentir: não foram todos que
se envolveram... Porém o que importa, é que o projeto conseguiu atingir seus
objetivos com a grande maioria!
Sinto que hoje os alunos
desenvolveram habilidades de pesquisa que não eram trabalhadas em sala de aula.
Fizemos anotações pessoais e grupais, trabalhamos a tolerância que só um
trabalho em grupo pode ensinar aos alunos, aprendemos a observar imagens e
vídeos e tirar nossas próprias conclusões, retomamos diversos tipos de gêneros
textuais para enriquecer nossa pesquisa, aprendemos a pensar perguntas já que
no dia a dia da sala se aula só aprendemos a respondê-las e não a elaborá-las,
pensamos juntos em textos escritos coletivamente a partir de nosso objeto de
pesquisa, aprendemos comportamentos seguros e politicamente corretos para o uso
consciente da internet além de termos aprendido
sobre a importância real de um blog, suas ferramentas, a linguagem que
devemos utilizar, o conteúdo que ele dever ter...
O mais incrível é que conseguimos
desenvolver todas estas habilidades trabalhando apenas uma aula por semana
juntos!!!!
E mesmo assim o tempo foi curto pra
tanta imaginação...
O 5º ano está indo embora da escola
e não terei parâmetros para comparar eles futuramente. Porém os 3º e 1º
continuarão na escola e poderemos perceber, nos próximos anos, o que as aulas
de Educação e Tecnologia contribuíram para seu aprendizado.
Sei que todos, neste ano,
conseguiram rechear mais a sua bagagem de conhecimentos, não só com as
habilidades de pesquisa. Por exemplo: os textos coletivos ajudaram os alunos a
visualizarem o processo de elaboração, revisão e concretização de um texto. Não
era objetivo principal do projeto, porém o processo da pesquisa levou o
desenvolvimento de conteúdos procedimentais e atitudinais .
Gostaria que o projeto continuasse,
pois coisas boas não deveriam acabar, apenas se aperfeiçoar com o tempo! :D
Segunda feira
3ºA- Levei o material para a sala de aula pra iniciarmos a confecção do gráfico sobre o número de praias brasileiras que as tartarugas marinhas desovam, porém os alunos não sabiam e/ou não conseguiram localizar a tabela da última aula no caderno! Conclusão, passei a tabela na lousa e seguimos por ela para a confecção do cartaz.
3ºD- Pedi que os alunos resgatassem as anotações que fizeram na última aula. Fomos ao laboratório de informática e relembramos alguns tópicos da aula passada. Escrevemos um texto coletivo, de acordo com as anotações dos cadernos dos alunos e depois selecionamos figuras para postar. Embaixo de cada figura, escrevemos coletivamente as legendas.
5ºD- Expliquei o que é um acróstico e dei exemplo na lousa. Depois cada grupo seguiu com seu trabalho.
3ºB- A professora Janaína me procurou uns minutinhos antes da aula e me pediu pra mostrar pros alunos sobre o tomate, pois criou-se uma polêmica na sala. E assim foi feito. Depois cada dupla voltou pra preencher a ficha técnica da espécie que escolheu.
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
Quinta feira
5ºC- Conversamos sobre o cronograma e o que cada grupo está me devendo. Depois cada um seguiu o seu trabalho. O Grupo Planeta Terra não conseguiu entrar no blog...
3ºE- Tive problema com o equipamento de som novamente. Demorei um pouco pra trocar a caixa de som. Terminamos de assistir o documentário da Discovery sobre os dinossauros. Conversamos sobre ele e depois mostrei algumas fotos de fósseis e sítios arqueológicos. Dois alunos trouxeram livros sobre o tema para a aula. Também mostrei a postagem no blog com as anotações individuais (da última aula).
5ºA- Conversamos sobre o cronograma e o que cada grupo está me devendo. Depois cada um seguiu o seu trabalho. Alguns grupos me surpreenderam e avançcaram bastante na aula, como o Grupo Animais Aquáticos que conseguiu elaborar e postar duas perguntas com respostas e o Grupo Páscoa que trouxe pra aula um poema e uma história para postar no blog.
Assinar:
Postagens (Atom)