segunda-feira, 5 de novembro de 2012

MINHA AVALIAÇÃO QUASE FINAL! (ESCRITA EM 1 DE NOVEMBRO DE 2012




            Após quase um ano de projeto muita coisa aconteceu!
            Como tudo na vida, o projeto teve seus pontos positivos e negativos.
            Destaco, como ponto positivo, os encontros quinzenais de capacitação e o tempo das HA , que serviram para elaborar as aulas e produzir o material utilizada nelas. E como negativo, a quantidade de serviço “burocrático” que os orientadores de ET tiveram que produzir. Sei que há uma necessidade de registrar todos os passos do projeto, porém os registros poderiam sem minimizados em um documento só, por exemplo. Diário de bordo, semanário, blog, portifólios por classe, além das avaliações periódicas exauriram o tempo que já é escasso.
            Lendo minha avaliação inicial posso dizer que as coisas aqui na EMEF “Vinicius de Moraes”  continuaram iguais: alguns professores abraçaram a causa do projeto (ponto super positivo a se considerar) e foram reais parceiros para que chegássemos aos resultados finais; o trio gestor sempre deu suporte para que o projeto acontecesse de fato e muitas vezes acabou sendo o ouvido amigo para minhas lamentações e desabafos; as máquinas, que já não são novas, quebraram o ano todo e tive que me virar e sempre ter um plano B pra essas eventualidades...
            Um item que não aparece em minha primeira avaliação, mas agora é essencial falar, é a postura e o comprometimento que os alunos tiveram ao longo do ano.
            Não vou mentir: não foram todos que se envolveram... Porém o que importa, é que o projeto conseguiu atingir seus objetivos com a grande maioria!
            Sinto que hoje os alunos desenvolveram habilidades de pesquisa que não eram trabalhadas em sala de aula. Fizemos anotações pessoais e grupais, trabalhamos a tolerância que só um trabalho em grupo pode ensinar aos alunos, aprendemos a observar imagens e vídeos e tirar nossas próprias conclusões, retomamos diversos tipos de gêneros textuais para enriquecer nossa pesquisa, aprendemos a pensar perguntas já que no dia a dia da sala se aula só aprendemos a respondê-las e não a elaborá-las, pensamos juntos em textos escritos coletivamente a partir de nosso objeto de pesquisa, aprendemos comportamentos seguros e politicamente corretos para o uso consciente da internet além de termos aprendido  sobre a importância real de um blog, suas ferramentas, a linguagem que devemos utilizar, o conteúdo que ele dever ter...
            O mais incrível é que conseguimos desenvolver todas estas habilidades trabalhando apenas uma aula por semana juntos!!!!
            E mesmo assim o tempo foi curto pra tanta imaginação...
        O 5º ano está indo embora da escola e não terei parâmetros para comparar eles futuramente. Porém os 3º e 1º continuarão na escola e poderemos perceber, nos próximos anos, o que as aulas de Educação e Tecnologia contribuíram para seu aprendizado.
         Sei que todos, neste ano, conseguiram rechear mais a sua bagagem de conhecimentos, não só com as habilidades de pesquisa. Por exemplo: os textos coletivos ajudaram os alunos a visualizarem o processo de elaboração, revisão e concretização de um texto. Não era objetivo principal do projeto, porém o processo da pesquisa levou o desenvolvimento de conteúdos procedimentais e atitudinais .
            Gostaria que o projeto continuasse, pois coisas boas não deveriam acabar, apenas se aperfeiçoar com o tempo! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário