quinta-feira, 26 de abril de 2012

Avaliação dos 5º anos


    Desde o início eu sabia que o 5º ano me daria mais dor de cabeça. Não por conta dos alunos, que têm se mostrado super interessados nas aulas. Mas por culpa minha mesmo, que inventei de montar 8 grupos em cada sala. A proposta é que cada grupo pesquise algo do seu interesse, tenha um diário de bordo para registrar suas descobertas, tenha um email para trocar correspondência com os outros grupos e tenha um blog (para postar o que forem descobrindo).
    Então minhas aulas "livres" estão sempre preenchidas com os materiais do 5º ano...

5ºA- logo de início 6 dos 8 grupos decidiram pesquisar sobre música. Porém quando eu expliquei melhor o caráter da pesquisa, muitos mudaram de idéia. Eles achavam que um blog de música seria recheado de música e nada além! É uma sala falante, como as demais, porém aprendem muito rápido. Com a excessão de um grupo que tenho que ficar "em cima" para que o trabalho saia, os demais têm dado conta perfeitamente.

5ºB- é uma sala com ótimas idéias. Nenhum tema se repetiu nos 8 blogs. Como esta é a primeira sala da semana a dar aula, acaba sendo minha sala cobaia, onde aplico algumas experiências e adapto melhor as aulas para as outras salas.

5ºC- a sala tem um perfil complicado: são muito falantes e não param para escutar o que você está falando/ pedindo. Existem alguns alunos que acabam se sobressaindo mais que outros, na questão do mal comportamento. Infelizmente é uma sala que sempre está atrasada com relação ao conteúdo que aplico nas demais.

5ºD - está sala está um pouco prejudicada com relação as demais pois tanto a prof Iza quanto eu, faltamos justamente na segunda feira, que é o dia da aula desta turma. Ainda não iniciei o trabalho no laboratório de informática com esta turma.

5ºE- é uma sala muita esperta, falante que tem ótimas idéias. Nesta sala existe um grupo que estudará sobre o sistema solar e estão montando um caderno com todas as informações que encontram (eu não havia sugerido isso!!!). Por falarem demais, escutam pouco as comandas que dou.

Quinta- feira



3ºE- fomos ao laboratório de informática. Primeiro visitamos 2 blogs de colegas e deixamos recadinhos. Depois apresentei o texto de dois grupos da classe que falava sobre onde o tubarão anão lanterna negra mora. Fizemos a correção textual e postamos no blog. Depois os alunos ajudaram a mudar o layout no blog, porém foi a prof Carla quem escolheu a imagem de fundo do nosso "novo" blog.

5ºC - voltamos a mexer nas configurações dos blogs. Porém não deu tempo de finalizar todos os layouts, então três grupos ficaram para semana que vem.

5ºA- voltamos a mexer nas configurações dos blogs. Para semana que vem mexeremos nos Gadgets para poder add os blogs dos colegas.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Quarta- feira


3ºC- continuamos com o trabalho em cima da biografia do Vik Muniz. Hoje os grupos escreveram o texto, baseado no material que forneci na aula passada. O aluno Gustavo desenha muito bem então combinei que ele tentará, em casa, fazer uma obra de arte baseada nos princípios do Vik Muniz para expormos e colocar a foto em nosso blog. Depois da aula a professora Fernanda permitiu que o aluno viesse até o laboratório para que eu mostrasse mais imagens para ele ter uma "inspiração" (palavra utilizada pelo aluno!).

1ºA- lemos os recados deixados pelos outros colegas e respondemos. A mãe da aluna Gabriela, que tem um blog sobre bolos, visitou o nosso blog, então passamos no dela para conhecer e deixamos nosso comentário. Passei uma apresentação que fiz sobre a tartaruga de couro. Na aula que vem retomaremos as imagens para escrever um texto.

5ºE- trabalhamos em cima do blog, mexendo nas configurações, layout e modelos. Ficará para a próxima aula, mexer nos Gadgets.

terça-feira, 24 de abril de 2012

terça- feira


3º F- Iniciamos a aula visitando nosso blog, lendo os comentários recebidos e indo aos blogs dos colegas para deixar recadinhos. Retomamos o que foi visto na aula anterior: Ginástica Artística. Apresentei uns vídeos sobre os aparelhos utilizados no esporte e comentamos sobre eles. Iniciamos a revisão textual de outro esporte (Vôlei de Praia) porém só lemos os dois textos (a versão original e o feito pelo grupo) e focaremos nisto na próxima aula.

1ºB- Iniciamos a aula visitando nosso blog, lendo os comentários recebidos e indo aos blogs dos colegas para deixar recadinhos. A turma do 3ºF convidou a turma para irem a sala deles falar mais sobre a pesquisa. Porém como a prof. Flávia faltou hoje, não pudemos combinar uma data para estas trocas de informações. Retomamos o que foi aprendido na aula aula anterior e iniciamos a escrita de uma historinha baseada no vídeo: Turma da Mõnica e o jacaré de estimação.

5ºB- a aula foi centralizada no aperfeiçoamento dos blogs (layout, configurações, estética...). Fui de grupo em grupo ajudando a personalizar os blogs, que ficaram ótimos! Na aula que vem, ensinarei o uso dos Gatgets e como adicionar os seguidores.

Segunda - feira


3ºA - iniciamos o trabalho com os grupos. A prof Vilma me ajudou organizando os alunos em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entreguei um texto que falava da origem da bola. Para alguns grupos, pedi que grifassem só a parte onde falava da origem e para os outros, as características de uma bola. Após esta etapa, entreguei uma folha para que eles registrassem suas descobertas.

3ºD- também iniciamos o trabalho de grifar as ideías sugeridas pela prof. Porém o texto desta sala foi sobre o Tubarão baleia. Para alguns grupos pedi que grifassem onde o tubarão mora e para os outros, o que ele come.

Como eu estava passando mto mal, acabei indo embora para o pronto- socorro e combinei com as demais professoras, que reporia as aulas nesta sexta feira.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Quinta feira


3ºE- na sala de aula, os alunos terminaram de escrever as características do tubarão anão lanterna- negra. Para cada grupo eu havia solicitado a escrita de uma determinada informação (onde o tubarão mora, como ele é, qual o seu tamanho). Na próxima aula escolherei um desses itens para poder trabalhar. Num segundo momento fomos para o laboratório de informática, entramos no blog da turma, lemos os recados. Fomos para os blogs respectivos aos recados e deixamos comentários para os colegas.

5ºC- pedi que a turma entrasse no email para ver o que eu havia enviado. Pedi para que entrassem em blogs para ver o layout dos mesmos. Num segundo momento, montamos os blogs. Descobri que se cada grupo estiver logado no seu email, fica mais fácil para fazer o blog e não é pedido a verificação por celular!!! Tive problemas de comportamento, novamente, com esta turma. Precisei desligar o micro de um dos grupos, pois eles estavam trocando insultos entre eles, e mesmo pedindo que parassem, não pararam. Então este grupo em específico, ficou sem fazer a verificação do blog.

5ºA- pedi que a turma entrasse no email para ver o que eu havia enviado. Pedi para que entrassem em blogs para ver o layout dos mesmos. Num segundo momento, montamos os blogs. A aula transcorreu muito mais tranquila com esta turma e pudemos avançar nos blogs, verificando, olhando e conferindo os endereços. Embora esta turma tenha um perfil de não escutar o professor, são rápidos quando entendem o que eu quero.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Quarta feira



3ºC-iniciamos o trabalho o texto contendo a biografia de Vik Muniz. A professora organizou sete grupos, entreguei um texto para cada um e pedi que lessem com atenção. Num segundo momento pedi para que metade dos grupos grifasse as informações sobre o artista e a outra metade grifasse os materiais que ele usava para as suas obras.

5ºE- enquanto eu ajudava dois grupos a terminar seus blogs, pedi que os demais entrassem no email e olhassem a listinha de blogs que enviei. Num segundo momento, começamos a mexer nas configurações do blog.

1ºA- postamos no blog dos amigos e depois vimos dois vídeos sobre o ciclo de vida das tartarugas marinhas. Utilizamos um para fazer uma historinha que foi postada no blog.