quinta-feira, 31 de maio de 2012

Semanário de 4 a 8 de junho

1º ano

Laboratório de Informática:
- ver um vídeo sobre o novo tema e fazer uma frase para postar no blog.
- escolher uma imagem no google images pra postar juntamente;



3º ano

Laboratório de informática:
- filme  “Quem está falando?” – retirado de http://www.criancamaissegura.com.br/

3º,E,D e F
- desenhar o tema no paint – os desenhos serão postados no blog da turma;
- as duplas que forem terminando, visitar outros blogs e postar comentários.

3ºA e B
- revisão textual e postagem no blog


5º ano

Laboratório de informática:
- filme  “Quem está falando?” – retirado de http://www.criancamaissegura.com.br/

5ºB e E:
- terminar as postagens do texto de boas vindas do blog;
- trabalho de resumo do texto fornecido pela professora (sobre o tema do grupo)

5°A e C:
- término da escrita dos textos de boas vindas;
- postagem do texto no blog.

5ºD:
- trabalho com o blog

Quinta feira


5°C-passei os dois vídeos combinados (segurança das senhas e sobre emails). Combinamos de ver o sobre "Plágio e Pirataria" na próxima aula. Os alunos que ainda não haviam terminado o texto inicial, tinham a tarefa de terminar. Os que terminaram, tinham a tarefa de passar a limpo e postas no blog. Nenhum grupo conseguiu terminar a postagem. Combinei que a próxima aula será a última sobre este assunto.

3°E- passei o vídeo sobre "Segurança nos emails" e conversamos a respeito. A prof Carla me ajudou montando duplas. Cada uma deveria deixar um recado no blog da turma. Depois deixei um tempinho para darem uma olhadinha no nosso blog (postagens e vídeos) e depois iniciamos o desenho do Tubarão Anão Lanterna Negra. Apenas três duplas conseguiram terminar. Combinamos que as que não terminaram o farã na px aula.

5ºA- passei o vídeo sobre "Segurança nos emails" e conversamos a respeito. Os alunos que ainda não haviam terminado o texto inicial, tinham a tarefa de terminar. Os que terminaram, tinham a tarefa de passar a limpo e postas no blog. Apenas um grupo conseguiu terminar a postagem. Combinamos de terminar na próxima aula.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Quarta feira


3ºC- vimos o vídeo sobre Plágio e Pirataria e conversamos a respeito. A prof Fernanda me ajudou a organizar as duplas, que deveriam deixar recados dentro do blog da turma. As duplas que foram terminando, começaram a desenhar a Monalisa utilizando o paint. Na aula que vem todos deverão desenhar o quadro para depois postar no blog.

5ºE- vimos o vídeo sobre Plágio e Pirataria e conversamos a respeito. Foquei bastante na parte do plágio por conta das nossas pesquisas. Apenas um grupo não havia terminado de escrever o texto de boas vindas. Os demais postaram o mesmo. Os grupos Drogas, Universo e Corpo Humano terminaram a postagem (a prof Josânia me ajudou com a correção textual) então entreguei um texto so bre o tema de cada um para que lessem e começassem a fazer um texto sobre o assunto.

1ºA- a prof Ana Paula comentou que fez uma lista de frutas com as crianças, porém algumas não conheciam as frutas da lista. Ela pediu a minha ajuda para mostrar as imagens destas, e assim foi feito (utilizando o google imagens). Entreguei para a turma um presente: um cartaz contendo as tartarugas que estão em extinção para enfeitar a classe. Os alunos gostaram bastante. Fizemos a nova votação para escolher o novo bicho em extinção a ser estudado: mico leão dourado, arara azul  e  peixe boi. Mostrei vídeos e imagens sobre os bichos. O peixe boi foi eleito! Ao final, fizemos uma listinha de perguntas sobre o novo bicho para tentar descobrir as respostas.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Terça feira


3ºF- assistimos ao vídeo "Pirataria é crime" do site da Criança mais Segura na Internet. Depois pedi ajuda para a prof Káthia e ela montou duplas. Cada dupla escreveu um recado dentro do blog da turma (combinei ler na aula que vem). No final da aula, utilizamos o paint para eles desenharem o esporte Vela, porém o tempo foi curto e combinamos de desenhar novamente na próxima aula.

1ºB- Mostrei para os alunos os desenhos postados em nosso blog e eles gostaram bastante. Bati na tecla que foram poucas as duplas que terminaram o desenho, por isso só haviam 4 posts. Apresentei 3 vídeos com os novos bichos da votação: pica pau da cara amarela, baleia jubarte e mico leão dourado. Depois também vimos imagens utilizando o google imagem. Fizemos a votação e a Baleia Jubarte venceu. Também fizemos uma listinha de perguntas que os alunos gostariam de saber sobre o novo bicho.

5ºB- acabei esquecendo e não passei o vídeo da "Pirataria é Crime". Tentarei me lembrar para a próxima aula. A proposta era que os alunos terminassem de fazer o texto de boas vindas do blog e postassem eles. Alguns grupos conseguiram terminar, porém dois (Basquete e Sapato) não deram conta. Para os grupos Universo, Vinicius de Moraes e Abelhas entreguei um texto sobre o assunto do grupo para que lessem e começassem a pensar no novo post.
Para Christian: você me disse que tem lido o que escrevo sobre a sua turma. Agora falta escrever um recadinho pra mim! bj

Planejamento da semana


1º ano

Laboratório de informática
- a votação não foi feita na última aula, conforme eu havia planejado!
- apresentação de três vídeos sobre animais em extinção;
- apresentação de mais imagens através do Google Images;
- votação do próximo animal em extinção que será estudado
visita aos blogs das outras turmas e escrita coletiva de comentários;
- ver um vídeo sobre o novo tema e fazer uma frase para postar no blog.
- escolher uma imagem no google images pra postar juntamente;



3º ano

Laboratório de informática:
- filme “Plágio e Pirataria” – retirado de http://www.criancamaissegura.com.br/

3ºC, E, F e D
- em duplas (separadas pela prof da turma): desenhar, utilizando o paint,o tema de estudo.

3º A e B
- revisão do texto feito pelos grupos.


5º ano

Laboratório de informática:
- filme “Plágio e Pirataria” – retirado de http://www.criancamaissegura.com.br/

- para quem não postou o texto de boas vindas, postar;
- As profs deverão fornecer textos de acordo com o tema central de cada grupo.
- Cada grupo retirará as idéias centrais do texto. Escreverá um resumo no DB, que será o primeiro texto a aparecer no blog.
(os textos serão lidos pelas profs para futuras modificações)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Segunda feira

3ºA- Resgatei os textos que fizemos na última aula. Quando as crianças chegaram no laboratório, eu já havia passado para o telão estes textos. Pedi que eles me ajudassem a consertar, revisando os erros de ortografia, coerência, concordância... Ao final, escolhemos uma figura e postamos no blog. Passei um vídeo sobre segurança na internet, mais especificamente sobre segurança das senhas. Conversamos bastante a respeito.

3ºD- Resgatei os textos que fizemos na última aula. Quando as crianças chegaram no laboratório, eu já havia passado para o telão estes textos. Pedi que eles me ajudassem a consertar, revisando os erros de ortografia, coerência, concordância... Ao final, escolhemos uma figura sobe o tubarão baleia e postamos no blog. Passei um vídeo sobre segurança na internet, mais especificamente sobre segurança das senhas. Conversamos bastante a respeito. Combinamos que na aula que vem entraremos na internet para deixar recadinhos no nosso blog e depois faremos o desenho do tubarão baleia no paint.

3ºB- Fui para a sala de aula e com a ajuda da professora Janaína, dividimos a turma em grupos com 4 integrantes. Entreguei um texto sobre lâmpada elétrica para cada um. Um integrante foi escolhido para ler para o resto do grupo. Depois fiz uma leitura compartilhada e expliquei um pouco sobre o funcionamento da lâmpada. Pedi que cada grupo grifasse no texto apenas o trecho que falava sobre o funcionamento da lâmpada. A atividade não deu certo, em sua maioria, pois diversos grupos não focaram no texto e sim em discussões e conflitos com os colegas!!! Apenas 3 grupos deram conta de fazer a atividade com propriedade.

5ºD- fazia muito tempo que eu não dava aula pra eles! Retomei os combinados com a turma, principalmente os com relação ao laboratório de informática. Passei dois vídeos sobre segurnaça na net: senha e email. Conversamos a respeito. Entreguei as senhas e emails dos grupos e tentamos entrar para todos conhecerem, mas as máquinas me deixaram na mão e terei que retomar esta aula com eles.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Quinta feira



5ºC- tive problemas com o data show no começo da aula e não consegui passar o primeiro vídeo da segurança na internet. Fizemos o texto de boas vindas e na aula que vem faremos as postagens.

3ºD - passei  o primeiro vídeo sobre segurança na internet e conversamos sobre o tema central. Fizemos a revisão textual do texto de dois grupos e postamos no blog. Combinamos que na aula que vem eles desenharão o tubarão anão lanterna negra utilizando o programa paint.

5ºA- passei o primeiro vídeo sobre segurança na internet e conversamos sobre o tema central. Os alunos se organizaram e grupos e escreveram o texto de abertura de blog.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Quarta feira


3ºC-iniciamos a aula com o vídeo de segurança dos emails. Depois fomos para o blog e li os bilhetes que o pessoal fez para o Gustavo, ou melhor, para as obras de arte dele. Depois passei a apresentação que fiz sobre a Monalisa, o que acabou gerando outras curiosidades: quais invenções o Leonardo da Vinci fez? O que mais tem no Louvre? E como eu disse que já havia ido ao Castelo de Versalles, combinei de trazer minhas fotos, porém só pra daqui a 15 dias, pois na aula que vem eles desenharão a Monalisa no paint.

5ºE- iniciamos a aula com o vídeo de segurança dos emails. Conversamos bastante sobre ele e ainda relembramos o que eu passei na aula anterior.
Fui chamando grupo por grupo e mostrando o que eu havia anotado nos cadernos dele e pedindo que arrumassem os textos de boas vindas do blog. Quatro grupos conseguiram terminar e começaram a postar no blog.

1ºA- na semana passada as crianças desenharam no caderno os tipos de tartarugas que nós estudamos, fotografei o postei, porém ficaram sem os nomes dos autores. Mostrei os desenhos (já no blog) e as crianças me ajudaram com as legendas. Depois cada dupla desenhou as tartarugas de couro, usando o paint. Os desenhos foram postados no blog da turma.