segunda-feira, 16 de abril de 2012

Avaliação dos 3ºs anos


    As aulas transcorreram de acordo com o planejamento desde a primeira semana. Foi mais fácil organizar a sequencia das atividades com este segmento pois eu dei aula para ele no ano anterior e já conheço a maioria das crianças.
    Em todas as classes iniciei apresentando o projeto com um power point e na segunda aula fiz uma dinâmica para escolher o tema de pesquisa junto com os alunos. Nesta aula também fizemos uma listinha de perguntas que tentaríamos responder.
    Com o passar das aulas, cada turma seguiu por um caminho diferente, de acordo com o tema que escolheu.

3ºA- A turma escolheu o que para mim está sendo o tema mais dificil de trabalhar: BOLA.  As perguntas feitas estão servindo para nortear as aulas, porém está dificil encontrar material visual sobre o tema. Gostaria, por exemplo, de ilustrar a aula mostrando como se faz uma bola, ou diversos tipos de bolas, mas não encontro material... A turma é bem tranquila, as vezes tranquila até demais! Para escrever os textos coletivos temos que ficar instigando, falando, implorando para que os alunos falem e concretizem a tarefa. Porém vejo eles empolgados com as aulas e novas descobertas.

3ºB- Esta turma escolheu o tema TECNOLOGIA. As perguntas iniciais demostram que eles têm curiosidade acerca do funcionamento dos equipamentos: televisão, controle remoto, guitarra, relógio, dvd, blog... A turma é muito dispersa e falante o que dificulta o desenvolvimento das atividades. Todas as vezes que proponho algum texto coletivo acabo tendo dificuldade em conduzir a atividade, pois, por mais que eu retome nossos combinados, peça que cada um levante a mão para falar, todos querem falar  ao mesmo tempo. Porém nem sempre escutam a proposta para dar a sua opinião e falam desordenadamente, dentro do tema, mas assuntos diversos. Ao final de muito trabalho e intervenção da prof Janaína, o texto acaba saindo. Acho que esta turma tem idéias ótimas e normalmente os textos acabam tendo um "algo a mais".

3ºC- A turma me surpreendeu logo de cara pois escolheu o tema DESENHO para pesquisar. Porém ao fazer a listagem das perguntas iniciais percebi que o foco era outro ARTES em geral. Então fui atrás de diversos materiais. Estamos vendo alguns artistas mas também sobre os materiais que utilizamos para compor as obras de artes. Por exemplo, já trabalhamos um vídeo que conta como era a primeira tinta e para que era utilizada. Os alunos estão super envolvidos no projeto e sempre trazem perguntas interessantes para a classe. Existem alguns alunos que são líderes naturais e ajudam a "puxar" a sala quando a proposta e fazer um texto coletivo. Nas duas próximas aulas a idéia é focar em um texto único para que todos leiam e grifem determinados comandos.

3ºD- A classe está bem envolvida com o projeto principalmente porque percebo que eles adoram o tema que escolheram: ANIMAIS. Temos feito votações para escolher os animais que serão trabalhados. Até agora estudamos a ARARA AZUL e agora o grupo escolheu TUBARÃO BALEIA, todos são animais que estou trabalhando com as outras classes o que para mim facilitou na hora da escolha de materiais. Mas percebi que tem sido comum entre as turmas o pedido de assuntos repetidos, pois acredito que conversem com os amigos das outras classes e acabem induzidos a estas escolhas. A turma é bem falante mas produtiva! Ontem tentamos deixar recados nos blogs das outras classes e no primeiro o texto ficou meio "pobre", porém na segunda postagem a turma se soltou e ficou perfeito! Eles aprendem rápido!!!

3ºE- Esta classe decidiu pesquisar sobre TUBARÃO. A prof Carla acredita que eles tenham sidos influenciados pois na noite anterior a votação, passou um filme sobre TUBARÕES ASSASSINOS. Iniciamos o trabalho com o maior tubarão e agora estamos estudando o menor. É uma turma que demonstra estar gostando das aulas. Eles tem um pouco de dificuldade na hora de montar os textos coletivos, pois apenas alguns alunos me ajudam e os demais não tentam nem falar. Porém as aulas estão fuindo. Na última aula iniciamos um exercício para encontrar no texto dado as informações que eu pedisse. Ainda não terminamos este exercício, mas a maioria dos grupos deu conta perfeitamente do que foi pedido.

3ºF- A turma optou por estudar os ESPORTES de uma maneira geral. Achei que era informação demais então reorganizei as aulas para um trabalho diferente das demais: cada grupo de 4 alunos leu um texto que entreguei sobre um determinado esporte e fez um resumo. Pedi que neste resumo aparecesse as principais características do esporte estudado. Agora estamos fazendo a revisão textual: coloco o texto feito pelo grupo no data show e a turma ajuda a melhorar. Acredito que será um trabalho que no futuro ajudará os alunos a construir melhor seus textos. Esta classe é calma, gosta das novidades mas sinto que apenas alguns alunos me ajudam na hora da escrita coletiva. Por mais que eu e a prof Káthia instiguemos eles a falar, sempre são os mesmos que expoem as suas opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário