quinta-feira, 26 de abril de 2012

Avaliação dos 5º anos


    Desde o início eu sabia que o 5º ano me daria mais dor de cabeça. Não por conta dos alunos, que têm se mostrado super interessados nas aulas. Mas por culpa minha mesmo, que inventei de montar 8 grupos em cada sala. A proposta é que cada grupo pesquise algo do seu interesse, tenha um diário de bordo para registrar suas descobertas, tenha um email para trocar correspondência com os outros grupos e tenha um blog (para postar o que forem descobrindo).
    Então minhas aulas "livres" estão sempre preenchidas com os materiais do 5º ano...

5ºA- logo de início 6 dos 8 grupos decidiram pesquisar sobre música. Porém quando eu expliquei melhor o caráter da pesquisa, muitos mudaram de idéia. Eles achavam que um blog de música seria recheado de música e nada além! É uma sala falante, como as demais, porém aprendem muito rápido. Com a excessão de um grupo que tenho que ficar "em cima" para que o trabalho saia, os demais têm dado conta perfeitamente.

5ºB- é uma sala com ótimas idéias. Nenhum tema se repetiu nos 8 blogs. Como esta é a primeira sala da semana a dar aula, acaba sendo minha sala cobaia, onde aplico algumas experiências e adapto melhor as aulas para as outras salas.

5ºC- a sala tem um perfil complicado: são muito falantes e não param para escutar o que você está falando/ pedindo. Existem alguns alunos que acabam se sobressaindo mais que outros, na questão do mal comportamento. Infelizmente é uma sala que sempre está atrasada com relação ao conteúdo que aplico nas demais.

5ºD - está sala está um pouco prejudicada com relação as demais pois tanto a prof Iza quanto eu, faltamos justamente na segunda feira, que é o dia da aula desta turma. Ainda não iniciei o trabalho no laboratório de informática com esta turma.

5ºE- é uma sala muita esperta, falante que tem ótimas idéias. Nesta sala existe um grupo que estudará sobre o sistema solar e estão montando um caderno com todas as informações que encontram (eu não havia sugerido isso!!!). Por falarem demais, escutam pouco as comandas que dou.

Quinta- feira



3ºE- fomos ao laboratório de informática. Primeiro visitamos 2 blogs de colegas e deixamos recadinhos. Depois apresentei o texto de dois grupos da classe que falava sobre onde o tubarão anão lanterna negra mora. Fizemos a correção textual e postamos no blog. Depois os alunos ajudaram a mudar o layout no blog, porém foi a prof Carla quem escolheu a imagem de fundo do nosso "novo" blog.

5ºC - voltamos a mexer nas configurações dos blogs. Porém não deu tempo de finalizar todos os layouts, então três grupos ficaram para semana que vem.

5ºA- voltamos a mexer nas configurações dos blogs. Para semana que vem mexeremos nos Gadgets para poder add os blogs dos colegas.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Quarta- feira


3ºC- continuamos com o trabalho em cima da biografia do Vik Muniz. Hoje os grupos escreveram o texto, baseado no material que forneci na aula passada. O aluno Gustavo desenha muito bem então combinei que ele tentará, em casa, fazer uma obra de arte baseada nos princípios do Vik Muniz para expormos e colocar a foto em nosso blog. Depois da aula a professora Fernanda permitiu que o aluno viesse até o laboratório para que eu mostrasse mais imagens para ele ter uma "inspiração" (palavra utilizada pelo aluno!).

1ºA- lemos os recados deixados pelos outros colegas e respondemos. A mãe da aluna Gabriela, que tem um blog sobre bolos, visitou o nosso blog, então passamos no dela para conhecer e deixamos nosso comentário. Passei uma apresentação que fiz sobre a tartaruga de couro. Na aula que vem retomaremos as imagens para escrever um texto.

5ºE- trabalhamos em cima do blog, mexendo nas configurações, layout e modelos. Ficará para a próxima aula, mexer nos Gadgets.

terça-feira, 24 de abril de 2012

terça- feira


3º F- Iniciamos a aula visitando nosso blog, lendo os comentários recebidos e indo aos blogs dos colegas para deixar recadinhos. Retomamos o que foi visto na aula anterior: Ginástica Artística. Apresentei uns vídeos sobre os aparelhos utilizados no esporte e comentamos sobre eles. Iniciamos a revisão textual de outro esporte (Vôlei de Praia) porém só lemos os dois textos (a versão original e o feito pelo grupo) e focaremos nisto na próxima aula.

1ºB- Iniciamos a aula visitando nosso blog, lendo os comentários recebidos e indo aos blogs dos colegas para deixar recadinhos. A turma do 3ºF convidou a turma para irem a sala deles falar mais sobre a pesquisa. Porém como a prof. Flávia faltou hoje, não pudemos combinar uma data para estas trocas de informações. Retomamos o que foi aprendido na aula aula anterior e iniciamos a escrita de uma historinha baseada no vídeo: Turma da Mõnica e o jacaré de estimação.

5ºB- a aula foi centralizada no aperfeiçoamento dos blogs (layout, configurações, estética...). Fui de grupo em grupo ajudando a personalizar os blogs, que ficaram ótimos! Na aula que vem, ensinarei o uso dos Gatgets e como adicionar os seguidores.

Segunda - feira


3ºA - iniciamos o trabalho com os grupos. A prof Vilma me ajudou organizando os alunos em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entreguei um texto que falava da origem da bola. Para alguns grupos, pedi que grifassem só a parte onde falava da origem e para os outros, as características de uma bola. Após esta etapa, entreguei uma folha para que eles registrassem suas descobertas.

3ºD- também iniciamos o trabalho de grifar as ideías sugeridas pela prof. Porém o texto desta sala foi sobre o Tubarão baleia. Para alguns grupos pedi que grifassem onde o tubarão mora e para os outros, o que ele come.

Como eu estava passando mto mal, acabei indo embora para o pronto- socorro e combinei com as demais professoras, que reporia as aulas nesta sexta feira.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Quinta feira


3ºE- na sala de aula, os alunos terminaram de escrever as características do tubarão anão lanterna- negra. Para cada grupo eu havia solicitado a escrita de uma determinada informação (onde o tubarão mora, como ele é, qual o seu tamanho). Na próxima aula escolherei um desses itens para poder trabalhar. Num segundo momento fomos para o laboratório de informática, entramos no blog da turma, lemos os recados. Fomos para os blogs respectivos aos recados e deixamos comentários para os colegas.

5ºC- pedi que a turma entrasse no email para ver o que eu havia enviado. Pedi para que entrassem em blogs para ver o layout dos mesmos. Num segundo momento, montamos os blogs. Descobri que se cada grupo estiver logado no seu email, fica mais fácil para fazer o blog e não é pedido a verificação por celular!!! Tive problemas de comportamento, novamente, com esta turma. Precisei desligar o micro de um dos grupos, pois eles estavam trocando insultos entre eles, e mesmo pedindo que parassem, não pararam. Então este grupo em específico, ficou sem fazer a verificação do blog.

5ºA- pedi que a turma entrasse no email para ver o que eu havia enviado. Pedi para que entrassem em blogs para ver o layout dos mesmos. Num segundo momento, montamos os blogs. A aula transcorreu muito mais tranquila com esta turma e pudemos avançar nos blogs, verificando, olhando e conferindo os endereços. Embora esta turma tenha um perfil de não escutar o professor, são rápidos quando entendem o que eu quero.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Quarta feira



3ºC-iniciamos o trabalho o texto contendo a biografia de Vik Muniz. A professora organizou sete grupos, entreguei um texto para cada um e pedi que lessem com atenção. Num segundo momento pedi para que metade dos grupos grifasse as informações sobre o artista e a outra metade grifasse os materiais que ele usava para as suas obras.

5ºE- enquanto eu ajudava dois grupos a terminar seus blogs, pedi que os demais entrassem no email e olhassem a listinha de blogs que enviei. Num segundo momento, começamos a mexer nas configurações do blog.

1ºA- postamos no blog dos amigos e depois vimos dois vídeos sobre o ciclo de vida das tartarugas marinhas. Utilizamos um para fazer uma historinha que foi postada no blog.


terça-feira, 17 de abril de 2012


Terça feira

3ºF- continuamos a atividade da ultima aula: cada grupo recebeu um texto sobre um esporte e deveriam com base neste criar um texto explicando aos amigos sobre a modalidade. Após terminados, fomos ao laboratório de informática, passei um na telão e fizemos a revisão textual. Escolhemos uma figura e postamos o texto coletivo no blog.

1ºB- visitamos o blog do outro primeiro ano e deixamos recado. Passei o desenho "Turma da Mônica e o Jacaré", escrevemos uma frase e postamos no blog. Depois frisei que deveríamos responder a pergunta feita na última aula: Como o jacaré nada?. Passei um video e depois escrevemos sobre o assunto.

5ºB- pedi para que entrassem nos emails pois eu havia mandado uma listinha com endereços de blogs interessantes. Depois fizemos uma aula passo a passo de como montar um blog. Para os alunos que deram conta, pedi que realizassem no diário de bordo, um texto de boas vindas, para ser a primeira postagem. Fiquei de ler os textos, corrigir e entregar na próxima aula.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Avaliação dos 3ºs anos


    As aulas transcorreram de acordo com o planejamento desde a primeira semana. Foi mais fácil organizar a sequencia das atividades com este segmento pois eu dei aula para ele no ano anterior e já conheço a maioria das crianças.
    Em todas as classes iniciei apresentando o projeto com um power point e na segunda aula fiz uma dinâmica para escolher o tema de pesquisa junto com os alunos. Nesta aula também fizemos uma listinha de perguntas que tentaríamos responder.
    Com o passar das aulas, cada turma seguiu por um caminho diferente, de acordo com o tema que escolheu.

3ºA- A turma escolheu o que para mim está sendo o tema mais dificil de trabalhar: BOLA.  As perguntas feitas estão servindo para nortear as aulas, porém está dificil encontrar material visual sobre o tema. Gostaria, por exemplo, de ilustrar a aula mostrando como se faz uma bola, ou diversos tipos de bolas, mas não encontro material... A turma é bem tranquila, as vezes tranquila até demais! Para escrever os textos coletivos temos que ficar instigando, falando, implorando para que os alunos falem e concretizem a tarefa. Porém vejo eles empolgados com as aulas e novas descobertas.

3ºB- Esta turma escolheu o tema TECNOLOGIA. As perguntas iniciais demostram que eles têm curiosidade acerca do funcionamento dos equipamentos: televisão, controle remoto, guitarra, relógio, dvd, blog... A turma é muito dispersa e falante o que dificulta o desenvolvimento das atividades. Todas as vezes que proponho algum texto coletivo acabo tendo dificuldade em conduzir a atividade, pois, por mais que eu retome nossos combinados, peça que cada um levante a mão para falar, todos querem falar  ao mesmo tempo. Porém nem sempre escutam a proposta para dar a sua opinião e falam desordenadamente, dentro do tema, mas assuntos diversos. Ao final de muito trabalho e intervenção da prof Janaína, o texto acaba saindo. Acho que esta turma tem idéias ótimas e normalmente os textos acabam tendo um "algo a mais".

3ºC- A turma me surpreendeu logo de cara pois escolheu o tema DESENHO para pesquisar. Porém ao fazer a listagem das perguntas iniciais percebi que o foco era outro ARTES em geral. Então fui atrás de diversos materiais. Estamos vendo alguns artistas mas também sobre os materiais que utilizamos para compor as obras de artes. Por exemplo, já trabalhamos um vídeo que conta como era a primeira tinta e para que era utilizada. Os alunos estão super envolvidos no projeto e sempre trazem perguntas interessantes para a classe. Existem alguns alunos que são líderes naturais e ajudam a "puxar" a sala quando a proposta e fazer um texto coletivo. Nas duas próximas aulas a idéia é focar em um texto único para que todos leiam e grifem determinados comandos.

3ºD- A classe está bem envolvida com o projeto principalmente porque percebo que eles adoram o tema que escolheram: ANIMAIS. Temos feito votações para escolher os animais que serão trabalhados. Até agora estudamos a ARARA AZUL e agora o grupo escolheu TUBARÃO BALEIA, todos são animais que estou trabalhando com as outras classes o que para mim facilitou na hora da escolha de materiais. Mas percebi que tem sido comum entre as turmas o pedido de assuntos repetidos, pois acredito que conversem com os amigos das outras classes e acabem induzidos a estas escolhas. A turma é bem falante mas produtiva! Ontem tentamos deixar recados nos blogs das outras classes e no primeiro o texto ficou meio "pobre", porém na segunda postagem a turma se soltou e ficou perfeito! Eles aprendem rápido!!!

3ºE- Esta classe decidiu pesquisar sobre TUBARÃO. A prof Carla acredita que eles tenham sidos influenciados pois na noite anterior a votação, passou um filme sobre TUBARÕES ASSASSINOS. Iniciamos o trabalho com o maior tubarão e agora estamos estudando o menor. É uma turma que demonstra estar gostando das aulas. Eles tem um pouco de dificuldade na hora de montar os textos coletivos, pois apenas alguns alunos me ajudam e os demais não tentam nem falar. Porém as aulas estão fuindo. Na última aula iniciamos um exercício para encontrar no texto dado as informações que eu pedisse. Ainda não terminamos este exercício, mas a maioria dos grupos deu conta perfeitamente do que foi pedido.

3ºF- A turma optou por estudar os ESPORTES de uma maneira geral. Achei que era informação demais então reorganizei as aulas para um trabalho diferente das demais: cada grupo de 4 alunos leu um texto que entreguei sobre um determinado esporte e fez um resumo. Pedi que neste resumo aparecesse as principais características do esporte estudado. Agora estamos fazendo a revisão textual: coloco o texto feito pelo grupo no data show e a turma ajuda a melhorar. Acredito que será um trabalho que no futuro ajudará os alunos a construir melhor seus textos. Esta classe é calma, gosta das novidades mas sinto que apenas alguns alunos me ajudam na hora da escrita coletiva. Por mais que eu e a prof Káthia instiguemos eles a falar, sempre são os mesmos que expoem as suas opiniões.

Segunda....


Segunda chuvosa, com friozinho...

3ºA- a professora Vilma faltou então achei melhor não realizar a atividade dos grupos pois eu não teria como separar as crianças adequadamente para a atividade. Então aproveitei e fiz uma "avaliação" do que eles já sabem: sentados em duplas deveriam escrever numa folha a parte o que já aprenderam sobre o tema. A atividade trancorreu tranquilamente.

3ºD- na última aula os alunos, que estão estudando os animais, me pediram para estudar o TUBARÃO BALEIA (acredito que tenha sido uma interferencia positiva da outra classe que está estudando este tema). Passei um vídeo sobre o tema. Fui parando e lendo o texto e explicando algumas coisas. Após, fizemos um texto coletivo e postamos no blog.

5ºD- a professora Iza faltou e os alunos foram dispensados.

3ºB- entramos no blog para ler os recados das outras classes, escolhemos dois blogs para olhar e deixar comentários. Passei novamente os vídeos da Kika de onde vem a tv e o Mundo de Beakman para que pudéssemos responder a pergunta: Como a televisão funciona. Escrevemos o texto coletivo, porém, como a sala é muito falante, demorarmos muito para escrever algo simples.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Avaliação sobre os 1º anos



    Depois de uma conversa com as professoras, fechamos que o tema seria ANIMAIS EM EXTINÇÃO. Porém deixamos que os alunos decidissem qual animal estudaríamos primeiro.
    As professoras elencaram três animais e cada turma fez a sua votação. Uma turma escolheu a ARARA AZUL  e a outra a  ONÇA PINTADA.
    Desta forma podemos sempre entrar no blog da outra turma para ler, conhecer mais a respeito do outro bicho e deixar recadinhos.
    Desde o início as duas turminhas apresentaram muito entusiasmo e vontade de aprender.
    Eu aprendi rápido que tenho que montar algumas atividades para cada aula, que sejam menores, que prendam a atenção dos alunos e que sejam mais dinâmincas, pois o tempo de concentração dos menores também é menor! Também é importante eu ter um "plano B" pois as vezes a atividade que eu esperava que fosse demorar mais, acaba demorando pouco e necessito de outra para colocar no lugar.

1º ano A- a turma é muito carinhosa e adora uma novidade. Todas as vezes relembro com eles o que nós discutimos e aprendemos na aula anterior e os alunos me explicam direitinho. Possui um tempo de concentração um pouco maior que a outra turma e são mais calmos. Tem dois líderes naturais que me ajudam a puxar o grupo na hora de fazer um texto coletivo para colocar no blog. Gostam bastante de histórias e as vezes me fazem repetir mais de uma vez o mesmo vídeo. Foi o que aconteceu com a história do Marcelo, martelo, marmelo- todas as aulas eles queriam assistir. A prof Ana Paula sempre vem com ótimas idéias para as aulas e trabalha a continuidade do projeto com os alunos, mesmo sem eu estar presente, o que vem ajudando o desenvolvimento do mesmo e o entendimento da turma.

1º ano B- essa turma escolheu para trabalhar a arara azul e acabaram amando o tema. Gostam muito de ver os filminhos que trago e as vezes me fazem passar mais de uma vez. Todas as vezes relembro com eles o que nós discutimos e aprendemos na aula anterior e os alunos me explicam direitinho. Porém sinto que tem um pouco de dificuldade na hora de fazer os textos coletivos, pois todos querem falar ao mesmo tempo e não escutam os colegas. É uma turma mais agitada, que necessita da minha atenção 100% do tempo e também de 100 olhos para olha-los! Existe um aluno com problema de comportamento que algumas vezes quebra o andamento da atividade, infelizmente. Sinto que gostam das aulas de Tecnologia e sempre vem me abraçar quando nos encontramos em outros horários pela escola. A prof Flávia sempre é pontual para as aulas e me ajuda com o andamento das mesmas.

Quinta- feira


3ºE- iniciamos um novo tipo de tubarão. Desta vez eu trouxe um texto com explicações sobre o mesmo. Pedi ajuda da prof Carla para que ela separasse a classe em 6 grupos. Cada grupo recebeu um texto. Primeiro deveriam ler. Depois pedi que cada grupo achasse e grifasse no texto um assunto (habitat, aparência ou tamanho do tubarão). Num terceiro momento, entreguei uma folha para cada grupo que deveria montar um texto com as informações grifadas.

5ºC- entreguei os endereços de emails dos grupos e eles aprenderam a entrar no mesmo e a trocar correspondencia entre eles.

5ºA - o mesmo procedimento do 5ºC, porém esta classe é bem mais calma e pude ensinar mais algumas ferramentas do gmail.

quarta-feira, 11 de abril de 2012



3ºC- Vimos o artista brasileiro Vik Muniz, que utiliza materiais alternativos ao invés de compor suas pinturas com tinta. Os alunos adoraram esta descoberta e acabamos vendo duas vezes o mesmo vídeo. Depois fizemos um texto coletivo e postamos no blog.

5ºE- iniciei a montagem dos blogs com esta turma. Tudo estava indo perfeitamente bem quando de repente o gmail resolveu pedir número de celular pra verificar também o blog!!!!! O trabalho ficou truncado e só conseguimos fechar a montagem de 4 dos 7 blogs da turma... infelizmente...

1ºA- iniciamos um novo animal em extinção:  A TARTARUGA DE COURO. Vimos dois vídeos informativos e depois fizemos um texto coletivo que foi postado no blog. Também entramos no blog da turma do 1ºB e deixamos recadinho para os amigos.

terça-feira, 10 de abril de 2012



Terça feira com muita gripe!!!! Mas me recuperando....

3ºF- trouxe textos com modalidades esportivas diferentes. A professora Káthia separou a classe em pequenos grupos e demos uma modalidade diferente para cada um. Pedi que lessem, grifassem partes interessantes e depois escrevessem um texto contando (para uma pessoa que lerá o blog) como é e como surgiu o esporte que estava no texto. Apenas um grupo se confundiu todo e não conseguiu concluir a tarefa. Combinei com a prof que continuaremos os textos na px aula.

1ºB- iniciamos um novo animal hoje: O JACARÉ DO PAPO AMARELO. Assistimos 2 filminhos, fizemos uma listinha de perguntas que tentaremos descobrir as respostas nas próximas aulas. Também lemos o recado que a turma do 1ºA deixou e postamos uma mensagem no blog deles.

5ºB- sentados nos computadores nos grupos de estudo, tiveram que entrar no endereço de email, enviar e responder emails aos colegas de classe. Combinamos que semana que vem faremos o blog.


Desta vez a culpa por não ter tido aula para as crianças na segunda feira foi minha: dor de garganta + gripe = ficar em casa de molho.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

SEMANA CURTINHA!


Esta semana foi curtinha, mas tivemos muito trabalho por aqui!!!!

Segunda:
3ºA- os alunos fizeram um acróstico com a palavra BOLA que ficou ótimo! Também fiz uma apresentação pras crianças de coisas interessantes que podemos colocar em nosso blog.

3ºD- a aula foi bem parecida com a aula do 3ºA porém o acróstico foi sobre ANIMAIS.

5ºD- estou meio atrasada com esta turma, porém não queimarei etapas: fizemos os grifos no texto e separamos o que é mais importante na hora de se fazer um resumo.

3ºB- Assistimos a dois filmes: Kika de onde vem a TV e o Mundo de Beakman (sobre o mesmo assunto). Começamos a fazer um texto coletivo porém retomaremos na próxima aula.

Terça
3ºF- montei o data show no laboratório de informática e pude utilizar a internet para mostrar os blogs das outras salas para o grupo. Escolhemos dois blogs e deixamos recadinhos. Depois passei a apresentação sobre coisas interessantes que podemos colocar em nosso blog.

1ºB- hoje foi a última aula com o tema da Arara. Retomamos o que os alunos descobriram nestas ultimas aulas, lemos o blog, deixamos recados para os colegas da outra sala. Passei dois videos para a turma: um com as araras comendo (que foi colocado no blog) e o outro que é o trailer do filme Rio (ete ultimo as crianças quiseram assistir mais de uma vez!). Depois fizemos uma votação e escolhemos o JACARÉ DE PAPO AMARELO para ser o próximo animal a ser estudado.

5ºB- iniciamos com a aula de emails. Usei o Data show pra mostrar o passo a passo para entrar nos endereços de email que eu fiz pra turma. Percebi que embora eles tenham me dito que tem email, eles não sabem usar. Tive que começar a aula realmente de um ponto mais básico do que eu havia programado. Então terei que retomar alguns conceitos pq acho que não ficaram claros.

Quarta
3ºC- a professora Fernanda faltou porém a professora que assumiu a sala me ajudou bastante conduzindo a elaboração do texto coletivo.
Hoje trouxe um filme que mostrava como foi feita a primeira tinta (que era usada pelos homens para pintar as cavernas e pedras). Fizemos um texto coletivo com as descobertas. Depois vimos um vídeo com a receita de uma tinta natural, feita a base de terra (os alunos amaram e disseram que farão a experiencia em casa- que as mães não me matem!). Também entramos nos blogs das outras salas, escolhemos dois e deixamos recadinhos.

5ºE- dei uma aula sobre email. Os alunos não tiveram muita dificuldade em entrar nos emails que fiz para os grupos e depois pedi que trocassem emails entre eles. Foi muito positivo: muitos alunos trocaram informações sobre o tema e o que irão pesquisar (sem eu pedir!!!). Aula que vem pretendo retomar os emails e começar a fazer o blog de cada grupo.

1ºB- lemos os recados que as outras salas deixaram no blog das crianças e eles responderam. Assistiram um filme : Kika de onde vem o ovo. A professora Ana Paula trouxe um livro muito ilustrado sobre alguns hábitos da onça pintada. Mostramos pra sala e fizemos um texto sobre ele. Ao final fizemos uma nova votação, pois semana que vem começaremos a estudar outro animal em extinção. Ganhou a TARTARUGA DE COURO.