quinta-feira, 28 de junho de 2012

Relatório referente ao 2º bimestre - 1º anos


1º A- A turma continua bem falante e ativa. Há todo momento temos que relembrar alguns combinados como "levantar a mão para falar", "não falar junto com a professora", "esperar a sua vez para falar"... pois sempre esquecem e acabam tumultuando a aula. A professora Ana Paula sempre me ajuda nesta parte do comportamento da turma, mesmo porque ainda não decorei o nome de todas as crianças e fica difícil chamar a atenção de quem está fora dos combinados.
É uma turminha muito carinhosa.
Alguns alunos se destacam quando trabalhamos com escrita coletiva (ditado ao professor). Estes já entenderam que utilizamos uma linguagem diferente para falar e escrever e quando solicito, ditam com perfeição. Porém muitos ainda não veem diferença nesta prática e quando peço para ditar a frase para mim, apenas dizem o que querem que tenha nela.
O trabalho com o paint também foi mais complicado e foram poucas as duplas que conseguiram terminar a atividade. Isto porque a turma não conhecia este programa e muitos nunca tinham mexido em um computador, então em vez de desenharem os bichos (como solicitei) ficaram brincando com as ferramentas principalmente com a borracha. No final da aula foram poucos os desenhos que puderam ser inseridos no blog da classe.
Quando iniciamos o estudo da tartaruga de couro, houve uma identificação por parte das crianças que adoraram fazer descobertas acerca do animal. Também a curiosidade foi bem maior de quando estudamos a onça pintada (no bimestre anterior). O trabalho fluiu e as crianças ficaram atentas a todas as informações que fui trazendo ao longo das aulas. A professora Ana Paula também fez atividades extras com a turma em classe, o que complementou o nosso projeto.
Quando fizemos a nova votação, a turma escolheu o peixe- boi como o próximo animal em extinção a ser estudado, porém estão dispersos nas aulas e percebo que não estão entendendo as informações que trago.
Combinei com a professora da turma que exploraremos as lendas brasileiras em agosto e depois repensaremos as aulas sobre os animais em extinção.

1ºB- A turma é super agitada e não respeita os combinados que fizemos desde o começo das aulas. Tenho ha todo momento que parar, organizar a turma para depois conseguir continuar o trabalho. Temos que relembrar alguns combinados como "levantar a mão para falar", "não falar junto com a professora", "esperar a sua vez para falar"... pois sempre esquecem e acabam tumultuando a aula.
Embora o Matheus dê uma desestabilizada nas aulas, normalmente senta perto da professora Flávia que o controla.
Nenhum dos animais que trabalhamos até agora (arara azul, jacaré do papo amarelo e baleia jubarte) chamou muito a atenção da classe. Acredito que este novo bicho, a baleia jubarte, seja o que as crianças estão aprendendo melhor, mas mesmo assim ainda estão muito inferiores ao que eu planejava. Na penúltima aula fizemos um jogo de perguntas e respostas sobre a baleia e pude concluir que são poucos que se lembram das informações que trouxe ao longo dessas aulas. Uma pena.
O trabalho com o paint também foi  complicado e foram poucas as duplas que conseguiram terminar a atividade. Isto porque a turma não conhecia este programa e muitos nunca tinham mexido em um computador, então em vez de desenharem os bichos (como solicitei) ficaram brincando com as ferramentas principalmente com a borracha. No final da aula foram poucos os desenhos que puderam ser inseridos no blog da classe.
Preciso repensar nas aulas para o segundo semestre, pois neste formato não está dando certo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário