quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Quarta feira







3ºC- Por conta da excursão que o pessoal do Projeto Mais Educação fez, tinham poucos alunos em classe, o que foi uma pena! Eu havia preparado um quiz sobre futebol que mexeriam com a classe toda. Fiz com os alunos que estavam, mas não foi a mesma coisa. (as perguntas estão no blog da classe)

5ºE- Alguns grupos estão evoluindo bastante em seus blogs, principalmente ao pesquisarem para responder as 5 perguntas geradoras. O único grupo que permaneceu no mesmo ponto hj foi o grupo do Futebol. que há três aulas está respondendo a mesma pergunta...

1ºA- Depois de ler e deixar recadinhos nos blogs das outras classes, jogamos o Quiz da Arara Azul. Foi bem legal! Ao final registramos as perguntas com suas respectivas respostas no blog da sala.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Terça feira

Praia! Te quero agora!!!!!

Segunda feira- abonada

Terça feira

3ºF- Primeiro entramos no site do Projeto Tamar. Depois cada dupla escolheu uma das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam nas praias brasileiras para preencher a ficha técnica. Como não deu tempo de terminar, continuaremos na px aula.

1ºB- Deixamos recadinho no blog da turma do 1ºA e do 3ºF. Depois fizemos um jogo de o que é o que é com informações do tubarão baleia. Ao final, registramos as perguntas do jogo no blog.

5ºB-Cada grupo deu proceguimento a pesquisa de onde tinha parado na aula passada. O Grupo Carro continua "empacado" na postagem do resumo enquanto que os outros conseguiram avançar.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Planejamento






1º ano

Laboratório de informática:
1º A
- escrita de recadinho no blog de outra sala;
- jogo das perguntas e respostas. Postagem do jogo no blog.
                                                              
1ºB-
- escrita de recadinho no blog de outra sala;
- jogo das perguntas e respostas. Postagem do jogo no blog.

 


3º ano


3°A- Em duplas: terminar a tabela da desova das tarturagas. Montar um gráfico coletivo.

3°B- Com as fichas em mão, serão escolhidas duplas para digitar a ficha da tartaruga (1 dupla por espécie) as demais deverão produzir desenhos para ilustrar a digitação.

3°C- Quiz sobre futebol. Divididos em duas turmas, cada um deverá responder uma pergunta. Ganha quem acumular mais pontos.

3°D- Como não conseguimos terminar as anotações na última aula, retomaremos a apresentação e depois faremos um texto coletivo para o blog.

3ºE-  feriado

3°F- Em duplas de estudo, escolher uma das 5 espécies de tartarugas que desovam no litoral brasileiro, entrar no site Projeto Tamar e ler a ficha desta tartaruga, preenchendo uma ficha técnica.




5º ano



5ºA e 5ºC- feriado

5ºB – Trabalho com as perguntas: pesquisar uma a uma , selecionar uma imagem que tenha a ver com o assunto e postar tudo.

5ºD- trabalho com o texto de boas vindas do blog e postagem. Para os que acabarem. Trabalho com o acróstico- escrita e postagem.

5ºE Trabalho com as perguntas: pesquisar uma a uma , selecionar uma imagem que tenha a ver com o assunto e postar tudo.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Quinta feira


5ºC- Em sala pedi novamente que o alunos tragam materiais para as pesquisas, pois não podemos contar exclusivamente com a internet! No laboratório cada grupo deu continuidade ao seu trabalho. Percebi que tirando os Planeta Terra (que não conseguiu entrar no blog) e Grupo Mar (que não terminaram de postar o texto resumo, mesmo ele sendo minúsculo!), todos estavam super envolvidos no trabalho e alguns grupos apresentaram iniciativa na postagem diferenciado para a resposta e inserção de imagem!

3ºE- Dividido nas duplas de pesquisa, ensinei os alunos a entrar no site smart kids na parte dos dinossauros. Cada um tinha a tarefa de "fuçar" no site e ao final, anotar em seu caderno o que achou mais interessante ou curioso no que leu. Pedi para a prof Carla me ajudar: entreguei folhas cortadas a ela, para que os alunos passem a limpo o que escreveram e me entreguem. Estas observações farão parte do blog.

5ºA- Em sala pedi novamente que o alunos tragam materiais para as pesquisas, pois não podemos contar exclusivamente com a internet! No laboratório cada grupo deu continuidade ao seu trabalho. O grupo Futebol que teve seu resumo apagado por uma das integrantes, correu atrás do prejuízo e tentaram arrumar o blog. O Grupo Peixes está bem envolvido e até anotaram as perguntas norteadoras para pesquisar sobre elas em casa. O Grupo Animais Aquáticos, embora meio atrapalhados na hora de pesquisar, também estão tentando tirar o atraso (pois tinham deletado o blog).


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Quarta feira






3ºC- Pedi que os alunos levassem suas anotações da última aula para o laboratório de informática, e com base nestas escrevemos um texto coletivo para o blog. Também escolhemos uma figura para postar junto. Ao final da aula, mostrei uma apresentação sobre a evolução da bola de futebol e conversamos a respeito.

5 ºE- Cada grupo continuou da etapa que estava na última aula. Apenas os grupos Corpo Humano e Natureza estão elaborando as perguntas norteadoras. Os demais estão trabalhando com a pesquisa para responder as 5 perguntas.


1ºA- Passei dois vídeos para a turma, conversamos a respeito das informações e depois cada dupla foi para o computador, desenhar a arara azul no paint. Infelizmente não sobrou nenhuma inteira para postarmos no blog!

1ºB- Dei a aula que seria ontem no dia de hj. Mostrei um vídeo que mostra as rêmoras limpando o corpo do tubarão baleia. Fizemos um texto coletivo para colocar no cartaz e cada criança desenhou o tubarão baleia sendo limpo pelos peixinhos. Depois, montamos o cartaz.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Terça feira






Dia de muita chuva e poucos alunos. Acabei mudando a programação da semana por conta disto...

3ºF- Só tinham 11 alunos na classe!!! Mostrei os recados que a turma recebeu esta semana (que foram bastante graças a minha campanha com meus amigos de Facebook!). Falamos sobre o Projeto Tamar, sua importância e função. Mostrei fotos e um filme (do próprio site) e conversamos a respeito. Ao final da aula, fizemos um texto coletivo para o blog da turma.

1ºB- Por conta de ter poucos alunos, combinamos que darei esta aula amanhã!

5ºB- Haviam poucos alunos porém demos continuidade a nossa pesquisa. Apenas o grupo Universo estava sem componentes.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Segunda feira






Segundona com muito sono... afinal, até o corpo se acostumar com o horário de verão, vão alguns dias!

3ºA- Novamente dei aula pra turma no primeiro horário e conclui com a professora, que a culpa deles ficarem apáticos é a questão da minha aula ser a primeira de segunda feira. No laboratório apresentei um power com os 5 tipos de tartarugas brasileiras que desovam nas praias brasileiras e conversamos sobre. Depois, cada dupla de trabalho sentou em um computador e, com base no mapa com apontamentos, fizeram uma tabela do número de praias que cada tartaruga desova (porém não foram todas as duplas que terminaram).

3ºD- Em sala de aula entreguei uma folha para cada criança e pedi que escrevessem uma pergunta que gostariam de saber a resposta sobre o cavalo marinho. Mais da metade da sala perguntou "O que o cavalo marinho come?". Pedi que levassem seus cadernos para o laboratório. Conforme fui passando um vídeo com informações sobre o bicho, fomos conversando e eles foram anotando o que acreditavam ser o mais importante. Não deu tempo de terminar, então combinamos de retomar isto na próxima aula e escrever um texto sobre o cavalo marinho para o blog.

5ºD- Alguns grupos terminaram de postar o texto de boas vindas no blog e iniciaram a escrita do acróstico. Porém existem três grupos que necessitam sentam comigo para arrumar os erros.

3ºB-No laboratório: retomei os 5 tipos de tartarugas marinhas que desovam no Brasil mostrando as fotos para os alunos. Ensinei como entrar no site do Projeto Tamar e cada dupla escolheu um tipo de tartarugas para ler o texto científico e preencher a ficha técnica (não deu tempo de terminar e a professora Janaína me pediu para imprimir os textos que ela terminará em classe a atividade.)

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Quinta feira






5ºC- Em sala de aula passei a resposta do desafio da travessia do rio. No laboratório cada grupo prosseguiu de onde havia parado. A grande maioria iniciou a pesquisa para resposder a pergunta número 1.

3ºE- Em sala de aula: entreguei uma cruzadinha sobre dinossauros para cada um e fizemos coletivamente. No laboratório: assistimos mais um trecho do documentário da Discovery sobre o assunto da classe.

5ºA- Em sala de aula passei a resposta do desafio da travessia do rio. No laboratório cada grupo prosseguiu de onde havia parado Metade da sala está terminando de postar o resumo e a outra metade está escrevendo ou postando as perguntas geradoras. O único problema foi com o grupo da Djara que acabou (sei lá porque) apagando o resumo postado e terão que refazer.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Quarta feira






3ºC- Em classe pedi que cada um completasse uma tabelinha (com os conhecimentos prévios) sobre futebol. Percebi que os meninos, apesar de falar que entendem tudo do assunto, tinham várias dúvidas. Recolhi as folhas para colar no DB. No laboratório passei um power com as informações sobre o esporte e pedi que os alunos anotassem aquilo que acharam importante, pois na aula que vem faremo um texto para o blog.

5ºE- passei o resultado do desafio da travessia da ponte e fomos ao laboratório. A maioria dos grupos está trabalhando na resposta da primeira pergunta das 5 que fizeram e postaram. Apenas o grupo da Natureza continua no resumo.

1ºA- Passei um filme que mostrava a Arara Azul comendo e depois li para as crianças qual é a alimentação delas. Entreguei um pedaço de sulfite para cada criança e pedi que desenhassem a arara comendo para ilustrar nosso cartaz. Escrevi na cartolina a alimentação da arara azul e depois colamos os desenhos. Ao final da aula, assistimos a primeira parte do filme O casamento da Ararinha Azul.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Terça feira






3ºF- Em sala de aula: confeccionamos o gráfico do número de praias brasileiras que as tartarugas marinhas procriam. Fomos ao laboratório de informática e mostrei o site do Projeto Tamar. Expliquei a função do projeto e mostrei algumas imagens. Depois entramos na parte das espécies que mostra uma figura de tartaruga e algumas informações - fomos lendo e conversando. Ao final fizemos um registro no blog das informações aprendidas na aula.

1ºB- Retomamos oralmente o que vimos nas últimas aulas. Passei um vídeo (O Mundo de Beakman) sobre os tubarões e conversamos sobre as novas descobertas. Terminado, mostrei um vídeo que trazia informações específicas sobre o tubarão baleia, conversamos a respeito e escrevemos no blog as informações aprendidas na aula de hoje.

5ºB- Passei o desafio da travessia da ponte e fomos ao laboratório. Pedi que cada grupo entrasse em seus blogs e lessem o recado que deixei com as notas. Depois ensinei a postar a foto da propaganda que fizeram sobre o blog e pedi para os grupos que estão com propagandas erradas consertarem os erros. Ao final, escrevemos coletivamente a descrição dos blogs.

Calendário






sexta- Dia das Crianças

segunda- Dia dos Professores (Parabéns pra gente!!!!)

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Planejamento






Como esta semana não utilizei o planejamento da semana, seguirei o mesmo na semana que vem.

1ºano


Laboratório de informática:
1º A- novo filme sobre a arara azul (novas informações)
- escrita de curiosidades aprendidas no blog;
- escrita de recadinho no blog de outra sala;

1ºB- novo filme sobre o tubarão baleia
- escrita de curiosidades aprendidas no blog;
- escrita de recadinho no blog de outra sala;




3º ano


3°A- feriado.

3°B- feriado

3°C- Apresentação do novo esporte: Futebol. Em duplas: responder a ficha. No laboratório de informática: vídeo e conferência de respostas.

3°D- feriado.

3ºE- Em sala de aula: ligue os números e encontre o dinossauro. No laboratório:em duplas de estudo, visita ao blog Smart kids, na parte dos dinossauros.
- Mais um trecho do documentário sobre dinossauros (Discovery Channel).

3°F- Término da montagem do gráfico coletivo. Em duplas de estudo, escolher uma das 5 espécies de tartarugas que desovam no litoral brasileiro, entrar no site Projeto Tamar e ler a ficha desta tartaruga, preenchendo uma ficha técnica.




5º ano


Desafio da semana: travessia da ponte (resultado)

5ºA e 5ºC- voltar a trabalhar em cima do texto resumo.  Para os que já postaram: escrita de 5 perguntas para nortear a pesquisa a partir de agora.

5ºB - Entrar no blog e ler o recado/ nota que deixei para os grupos. Escrita conjunta de descrição do blog. Postagem da foto que tirei da propaganda que os alunos fizeram para o blog.Quem terminar: Retomar e elaborar 5 perguntas para direcionar a pesquisa e postar no blog (após revisão da prof). Para os que já postaram: pesquisa para tentar desvendar as respostas das perguntas feitas (cada pergunta será pesquisada individualmente e depois postada, juntamente com imagens)

5ºD- feriado

5ºE: Retomar e elaborar 5 perguntas para direcionar a pesquisa e postar no blog (após revisão da prof). Para os que já postaram: pesquisa para tentar desvendar as respostas das perguntas feitas (cada pergunta será pesquisada individualmente e depois postada, juntamente com imagens)