terça-feira, 18 de setembro de 2012

Relatório dos 1º anos - 3º bimestre






1º ano A




A turma voltou bem mais falante das férias e, por várias aulas, tivemos que chamar a atenção e fazer com que os alunos se centrassem mais nas aulas.
Continuam bem participativos e às vezes todos inventam de dar suas contribuições ao mesmo tempo! Há todo momento temos que relembrar alguns combinados como "levantar a mão para falar", "não falar junto com a professora", "esperar a sua vez para falar"... pois sempre esquecem e acabam tumultuando a aula.
Em agosto paramos um pouco com o Projeto dos Animais em Extinção e planejamos (eu e a professora Ana Paula), uma sequencia sobre o Folclore para 4 aulas.
Nestas, vimos personagens, jogamos e ao final de cada aula, escrevemos (coletivamente) as características de cada personagem. Estas escritas compuseram um livrinho (individual) chamado “As características dos personagens do folclore brasileiro” que cada criança, ao final do projeto, levou para casa.
O trabalho de textos elaborados pelas crianças e ditados para que eu escreva, está dando bons resultados e posso ver avanços significativos entre os primeiros e os escritos durante este mês.
Depois retomamos nosso estudo. E o tema escolhido foi a Arara Azul.
Só se passaram 2 aulas com este novo tema, mas sinto que os alunos se apaixonaram pelo novo bicho, principalmente quando mostrei o nascimento de uma ave.
Como o tema central dos 1º anos será apresentado na Mostra Cultural, tenho pensado juntamente com a professora Ana Paula em como mostrar este nosso trabalho na exposição.



1º ano B



A turma voltou das férias, um pouco mais centrada. O aluno Matheus que sempre acaba tumultuando as aulas, também voltou um pouco mais calmo, o que ajudou no andamento das atividades.
Mas mesmo assim, alguns continuam agitados e, em algumas aulas,  tenho que parar, organizar a turma para depois conseguir continuar o trabalho. Temos que relembrar alguns combinados como "levantar a mão para falar", "não falar junto com a professora", "esperar a sua vez para falar"... pois sempre esquecem e acabam tumultuando a aula.
Em agosto paramos um pouco com o Projeto dos Animais em Extinção e planejamos (eu e a professora Flávia), uma sequencia sobre o Folclore para 5 aulas.
Nestas, vimos personagens, jogamos e ao final de cada aula, escrevemos (coletivamente) as características de cada personagem. Estas escritas compuseram um livrinho (individual) chamado “As características dos personagens do folclore brasileiro” que cada criança, levará para casa.
Percebo que as escritas coletivas estão ficando mais criativas e que os alunos, a cada aula, percebem que não escrevemos da mesma forma que falamos.
Depois retomamos nosso projeto inicial, porém focado nos animais aquáticos.
Antes, porém, fizemos o fechamento do tema anterior (baleia Jubarte) e pude perceber que os alunos aprenderam várias informações interessantes (que postamos em nosso blog).
 Na aula seguinte, demos três animais para a votação e os alunos decidiram pelo tubarão baleia.
Ainda não comecei o novo tema com a turma, porém tenho certeza que gostarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário