terça-feira, 18 de setembro de 2012

Relatório dos 3º anos - 3º Bimestre



3ºA
Acabamos mudando o tema de pesquisa de BOLA para ANIMAIS AQUÁTICOS. E elegemos a TARTARUGA MARINHA para ser o primeiro animal a ser estudado.

Logo de cara percebi que os alunos adoraram o bicho, principalmente depois que passei um vídeo e mostrei algumas fotografias.
Fiz um trabalho diferenciado com o vídeo, em que as crianças deveriam assistir, porém focando no ciclo de vida da tartaruga marinha. Ao final, deveriam escrever o que encontraram, em seus cadernos.
Foi um trabalho bem rico e percebi que a grande maioria deu conta de perceber os  tópicos principais.
Com estas anotações produzimos um texto coletivo para postar em nosso blog.
A característica principal desta turma continua sendo que são muito quietos. Embora saibam do que estamos falando, quando produzimos textos coletivos (por exemplo) são poucos os alunos que me ajudam e, mesmo os que me ajudam, tem que ser instigados para falarem!


3ºB


Acabamos mudando o tema de pesquisa de TECNOLOGIA para ANIMAIS AQUÁTICOS. E elegemos a TARTARUGA MARINHA para ser o primeiro animal a ser estudado.
Embora as crianças gostassem do tema anterior, se dispersavam muito e com o novo percebi que os alunos adoraram o bicho, principalmente depois que passei um vídeo e mostrei algumas fotografias. Então espero, que comecem a focar mais no trabalho!
Fiz um trabalho diferenciado com o vídeo, em que as crianças deveriam assistir, porém focando no ciclo de vida da tartaruga marinha. Ao final, deveriam escrever o que encontraram, em seus cadernos.
Foi um trabalho bem rico e percebi que a grande maioria deu conta de perceber os  tópicos principais. Claro que alguns não anotaram e nem cumpriram com os combinados, porém a grande maioria se envolveu na atividade.
Com estas anotações produzimos um texto coletivo para postar em nosso blog que ficou bem escrito. Aliás, esta é uma das características deste grupo: criatividade e bons textos.
A turma é extremamente agitada e não pára para escutar os comandos por esta razão as aulas não rendem tanto quanto eu gostaria, pois levo muito tempo explicando, retomando, explicando novamente.


3ºC
De todas as salas que fizemos a votação para saber se os alunos gostariam de permanecer com o tema ou mudar, esta foi a única que deu empate!

Como eu não havia previsto isto, acabei pedindo para a prof Fernanda desempatar e ela optou em trocarmos de assunto. Isto geral um certo desconforto na sala, pois metade gostou da idéia e a outra metade lutou bravamente para continuarem com o tema. (inclusive recebi recadinhos no blog).
Passado este primeiro desconforto, acredito que a turma está gostando do novo tema e tem se empenhado em realizar as atividades propostas.
Como primeiro subtema estudamos a NATAÇÃO.
No trabalho de anotações individuais no caderno para compor um texto coletivo no blog, acredito que a turma se saiu bem. Embora na hora de ditar para a escrita, apenas 4 ou 5 alunos me ajudaram.
Logo logo faremos outra votação para a escolha do novo subtema.


3ºD


Fiz um trabalho mais focado nas habilidades de pesquisa com esta turma.
Primeiro fizemos um exercício (individual) para saber o que os alunos sabiam sobre o leão e o que queriam aprender.
Passamos a assistir vídeos para tentar descobrir algumas repostas, porém os alunos receberam um roteiro para auxiliar a focalizar o que eu queria.
Com as anotações em  mãos, elaboramos um texto coletivo para o blog.
Na aula seguinte, em grupos de 4 alunos, eles leram um texto científico e transformaram o mesmo em uma ficha técnica.
Na próxima aula, faremos a escolha do novo bicho.
O perfil da classe permanece a mesma: é uma sala calma, tirando o Marcelo mas que acaba sendo driblado pelos colegas e professora, produzem textos com qualidades (embora que com alguns erros ortográficos). Sempre estão entrosados com as atividades que proponho e parecem gostar bastante das aulas.


3ºE


Conforme a prof Carla e eu havíamos previsto, os alunos preferiram mudar o tema de TUBARÃO para DINOSSAUROS. Acabou sendo uma escolha com muitos votos.
Existem alguns líderes fortes nesta sala, que acredito, tenham influenciado a escolha do tema.
No geral, todos parecem estar bem envolvidos com as propostas de trabalho.
Adoraram um documentário que eu trouxe da Discovery, falando da vida das diferentes espécies e o que foi acontecendo com elas ao longo dos períodos históricos.
Entretanto este documentário tem aproximadamente 1h30, então tenho passado em doses homeopáticas, o que contribui para a curiosidade dos alunos.
A turma continua com a sua característica padrão: as meninas são apáticas e os meninos se sobressaem em tudo.
A escrita dos textos coletivos começou a apresentar uma qualidade estrutural e de vocabulário que antes não existia.
Os alunos estão bem mais falantes neste bimestre, porém não cheguei a conclusão se isto se deu ao fato do tema escolhido (pois eles queriam muito falar sobre o tema) ou se apenas é uma fase da sala.


3ºF


Acabamos mudando o tema de pesquisa de ESPORTES (que era um tema que as crianças aparentavam gostar bastante) para ANIMAIS MARINHOS. Elegemos a TARTARUGA MARINHA para ser o primeiro animal a ser estudado.

Iniciamos um trabalho mais focado nas habilidades de pesquisa com esta turma.
Primeiro fizemos um exercício (individual) para saber o que os alunos sabiam sobre a tartaruga e o que queriam aprender.
Assistimos dois vídeos descobrir o ciclo de vida das TARTARUGAS MARINHAS. Os alunos tiveram a tarefa de anotarem suas descobertas no caderno.
Com as anotações em mãos, elaboramos um texto coletivo para o blog.
Também fizemos um trabalho (em duplas) que os alunos deveriam utilizar um texto científico para preencherem uma ficha técnica. E ao término, fizemos uma coletiva para postar no blog.
Na última aula, iniciamos um trabalho mais específico com as 5 espécies de TARTARUGAS MARINHAS  que encontramos no litoral brasileiro.
Percebo que a turma está bem envolvida com o novo tema, principalmente depois que mostrei várias fotos das espécies das tartarugas.
Logo terminaremos este subtema e escolheremos outro animal marinho para estudar.
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário