3ºA
Acabamos mudando o tema de pesquisa de BOLA para ANIMAIS AQUÁTICOS. E elegemos a TARTARUGA MARINHA para ser o primeiro animal a ser estudado.
Logo de cara percebi que os alunos adoraram o bicho,
principalmente depois que passei um vídeo e mostrei algumas fotografias.
Fiz um trabalho diferenciado com o vídeo, em que as crianças
deveriam assistir, porém focando no ciclo de vida da tartaruga marinha. Ao
final, deveriam escrever o que encontraram, em seus cadernos.
Foi um trabalho bem rico e percebi que a grande maioria deu
conta de perceber os tópicos principais.
Com estas anotações produzimos um texto coletivo para postar em
nosso blog.
A característica principal desta turma continua sendo que são
muito quietos. Embora saibam do que estamos falando, quando produzimos textos
coletivos (por exemplo) são poucos os alunos que me ajudam e, mesmo os que me
ajudam, tem que ser instigados para falarem!
Acabamos mudando o tema de pesquisa de TECNOLOGIA para ANIMAIS
AQUÁTICOS. E elegemos a TARTARUGA MARINHA para ser o primeiro animal a ser
estudado.
Embora as crianças gostassem do tema anterior, se dispersavam
muito e com o novo percebi que os alunos adoraram o bicho, principalmente
depois que passei um vídeo e mostrei algumas fotografias. Então espero, que
comecem a focar mais no trabalho!
Fiz um trabalho diferenciado com o vídeo, em que as crianças
deveriam assistir, porém focando no ciclo de vida da tartaruga marinha. Ao
final, deveriam escrever o que encontraram, em seus cadernos.
Foi um trabalho bem rico e percebi que a grande maioria deu
conta de perceber os tópicos principais.
Claro que alguns não anotaram e nem cumpriram com os combinados, porém a grande
maioria se envolveu na atividade.
Com estas anotações produzimos um texto coletivo para postar em
nosso blog que ficou bem escrito. Aliás, esta é uma das características deste
grupo: criatividade e bons textos.
A turma é extremamente agitada e não pára para escutar os
comandos por esta razão as aulas não rendem tanto quanto eu gostaria, pois levo
muito tempo explicando, retomando, explicando novamente.
De todas as salas que fizemos a votação para saber se os alunos gostariam de permanecer com o tema ou mudar, esta foi a única que deu empate!
Como eu não havia previsto isto, acabei pedindo para a prof
Fernanda desempatar e ela optou em trocarmos de assunto. Isto geral um certo
desconforto na sala, pois metade gostou da idéia e a outra metade lutou
bravamente para continuarem com o tema. (inclusive recebi recadinhos no blog).
Passado este primeiro desconforto, acredito que a turma está
gostando do novo tema e tem se empenhado em realizar as atividades propostas.
Como primeiro subtema estudamos a NATAÇÃO.
No trabalho de anotações individuais no caderno para compor um
texto coletivo no blog, acredito que a turma se saiu bem. Embora na hora de
ditar para a escrita, apenas 4 ou 5 alunos me ajudaram.
Logo logo faremos outra votação para a escolha do novo subtema.
3ºD
Fiz um trabalho mais focado nas habilidades de pesquisa com esta
turma.
Primeiro fizemos um exercício (individual) para saber o que os
alunos sabiam sobre o leão e o que queriam aprender.
Passamos a assistir vídeos para tentar descobrir algumas
repostas, porém os alunos receberam um roteiro para auxiliar a focalizar o que
eu queria.
Com as anotações em mãos,
elaboramos um texto coletivo para o blog.
Na aula seguinte, em grupos de 4 alunos, eles leram um texto
científico e transformaram o mesmo em uma ficha técnica.
Na próxima aula, faremos a escolha do novo bicho.
O perfil da classe permanece a mesma: é uma sala calma, tirando
o Marcelo mas que acaba sendo driblado pelos colegas e professora, produzem
textos com qualidades (embora que com alguns erros ortográficos). Sempre estão
entrosados com as atividades que proponho e parecem gostar bastante das aulas.
3ºE
Conforme a prof Carla e eu havíamos previsto, os alunos
preferiram mudar o tema de TUBARÃO para DINOSSAUROS. Acabou sendo uma escolha
com muitos votos.
Existem alguns líderes fortes nesta sala, que acredito, tenham
influenciado a escolha do tema.
No geral, todos parecem estar bem envolvidos com as propostas de
trabalho.
Adoraram um documentário que eu trouxe da Discovery, falando da
vida das diferentes espécies e o que foi acontecendo com elas ao longo dos
períodos históricos.
Entretanto este documentário tem aproximadamente 1h30, então
tenho passado em doses homeopáticas, o que contribui para a curiosidade dos
alunos.
A turma continua com a sua característica padrão: as meninas são
apáticas e os meninos se sobressaem em tudo.
A escrita dos textos coletivos começou a apresentar uma
qualidade estrutural e de vocabulário que antes não existia.
Os alunos estão bem mais falantes neste bimestre, porém não
cheguei a conclusão se isto se deu ao fato do tema escolhido (pois eles queriam
muito falar sobre o tema) ou se apenas é uma fase da sala.
Acabamos mudando o tema de pesquisa de ESPORTES (que era um tema
que as crianças aparentavam gostar bastante) para ANIMAIS MARINHOS. Elegemos a
TARTARUGA MARINHA para ser o primeiro animal a ser estudado.
Iniciamos um trabalho mais focado nas habilidades de pesquisa
com esta turma.
Primeiro fizemos um exercício (individual) para saber o que os
alunos sabiam sobre a tartaruga e o que queriam aprender.
Assistimos dois vídeos descobrir o ciclo de vida das TARTARUGAS
MARINHAS. Os alunos tiveram a tarefa de anotarem suas descobertas no caderno.
Com as anotações em mãos, elaboramos um texto coletivo para o
blog.
Também fizemos um trabalho (em duplas) que os alunos deveriam utilizar
um texto científico para preencherem uma ficha técnica. E ao término, fizemos
uma coletiva para postar no blog.
Na última aula, iniciamos um trabalho mais específico com as 5
espécies de TARTARUGAS MARINHAS que
encontramos no litoral brasileiro.
Percebo que a turma está bem envolvida com o novo tema,
principalmente depois que mostrei várias fotos das espécies das tartarugas.
Logo terminaremos este subtema e escolheremos outro animal
marinho para estudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário